Heathrow às companhias aéreas: a direcção deste aeroporto londrino pede que não se vendam mais bilhetes para este Verão.
O Aeroporto de Heathrow, em Londres, “impôs um limite diário de capacidade” pelo que pede às companhias aéreas “que parem de vender bilhetes para este Verão” de modo a reduzir as dificuldades operacionais sobre os passageiros.
O CEO do aeroporto, John Holland-Kaye, , em carta aberta aos passageiros explica o motivo da decisão anunciada:“Tomámos a difícil decisão de introduzir um limite de capacidade com efeito de 12 de Julho a 11 de Setembro”.
O documento explica ainda que “o número máximo de passageiros à saída de Heathrow que as companhias aéreas e os trabalhadores do aeroporto conseguem gerir é de 100 mil por dia”.
No entanto e apesar das medidas tomadas no sentido de reduzir a oferta de voos, “as previsões do aeroporto apontam para uma média de 104 mil lugares por dia, o que corresponde a um excesso diário de 4.000 assentos”.
E o CEO de Heathrow salienta ainda que “em média, apenas cerca de 1.500 desses 4.000 lugares diários foram vendidos aos passageiros, e por isso estamos a pedir às companhias aéreas nossas parceiras que parem de vender bilhetes de Verão para limitar o impacto sobre os passageiros”.
Segundo John Holland-Kaye esta medida “significará que algumas viagens de Verão serão transferidas para outro dia, outro aeroporto ou canceladas” pedindo “desculpa àqueles cujos planos de viagem forem afectados”.
E o responsável salienta que o objectivo “é proteger os voos para a grande maioria dos passageiros em Heathrow este Verão e dar confiança de que todos os que viajam pelo aeroporto terão uma viagem segura e confiável e chegarão ao destino com as suas malas”.
E continua salientando que, mesmo com a limitação de capacidade, “o aeroporto ainda estará movimentado” e pede aos passageiros que sejam compreensivos e estejam preparados.
Para contextualizar o aumento do tráfego, o Presidente sublinha que Heathrow teve “40 anos de crescimento de passageiros em apenas quatro meses”.
E continua garantindo que “antecipou a recuperação das viagens e começou a recrutar trabalhadores em Novembro do ano passado, esperando até o final de Julho ter tantos trabalhadores na área da segurança como antes da pandemia”.
Lembra ainda que para responder ao aumento, o aeroporto reabriu o Terminal 4, para onde transferiu 25 companhias aéreas.
Mesmo assim mantêm-se algumas “funções críticas no aeroporto que ainda carecem de recursos significativos, em particular assistentes em terra”, acrescentou o executivo.