A vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela Concorrência, Margrethe Vestager, exortou as companhias aéreas a respeitarem as regras comunitárias sobre os direitos dos passageiros.
"É realmente difícil encontrar alguém que não seja afectado por cancelamentos e outros problemas, [mas] o que é reconfortante a esse respeito é que, pelo menos dentro da Europa, existe há muito tempo regras claras sobre a forma como uma companhia aérea deve compensar", declarou Margrethe Vestager.
Actualmente, vive-se uma altura onde muitos aeroportos, inclusive o de Lisboa, estão a experienciar muitas dificuldades operacionais, adiamentos, cancelamentos e filas, devido à falta de pessoal e equipamentos.
"E eu penso que isso é realmente bom, penso que isso demonstra, de facto, que a União é um lugar onde se prevê que os problemas podem surgir e os negócios têm uma responsabilidade para com os seus clientes", apontou ainda Margrethe Vestager.
Em conferência, após a apresentação de um projecto de interesse europeu comum, na cadeia de valor da tecnologia do hidrogénio, comentou "Quando esta situação que temos neste momento, que tem muitas causas diferentes -- penso que a falta de pessoal é uma das mais importantes, mas também a segurança e a assistência em terra --, espero que as pessoas sintam que podem confiar nas regras que todos nós temos em comum quando se trata de compensação".
A pandemia afectou o sector da aviação de uma forma nunca antes vista, e apesar dos esforços para recuperar, a guerra na Ucrânia continua a causar um grande impacto no sector. Depois dos milhares de pessoas dispensadas durante a covid-19, o grande fluxo de retoma nas viagens este ano, tem sido difícil de solucionar.
Numa mensagem enviada à agência Lusa, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) disse "monitorizar activamente" a actual pressão nos aeroportos europeus, reconhecendo que a fadiga dos trabalhadores, pela falta de recursos humanos e técnicos, pode ser "uma ameaça à segurança".
Uma das soluções apontadas pela EASA, passa por criar um Boletim de Informação de Segurança, com directrizes uniformizadas aos Países da UE, que poderá ser utilizada neste contexto. Também a Associação Europeia do Cockpit (ECA, na sigla inglesa) alertou para "níveis perigosamente crescentes" de fadiga da tripulação devido ao "caos das viagens" aéreas nos aeroportos europeus, este verão.
A situação continua a ser muito difícil de gerir, e ainda nesta quarta-feira, a Lufthansa anunciou o cancelamento de mais de dois mil voos durante o Verão nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Outras companhias aéreas também estão na mesma situação, como a belga Brussels Airlines, que anunciou o cancelamento de 700 voos.