A Qatar é a primeira organização a nível mundial a aderir ao Programa de Avaliação Ambiental da IATA para prestadores de serviços de assistência em terra
A Qatar Aviation Services (QAS), subsidiária do Grupo Qatar Airways, anunciou a sua parceria com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) para se tornar a primeira organização de serviços de assistência em terra a nível mundial a participar na nova expansão do Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) para prestadores de serviços de assistência em terra.
O programa IEnvA para prestadores de serviços de assistência em terra fornece uma estrutura para alcançar a sustentabilidade ambiental em todas as operações terrestres. Aproveitando o conhecimento e a experiência adquiridos com o programa das companhias aéreas, os prestadores de serviços de assistência em terra podem contar com uma orientação definitiva para reduzir o seu impacto no ambiente e melhorar a saúde e a segurança dos funcionários e da comunidade, mantendo ao mesmo tempo a eficiência operacional.
Sobre esta matéria, o CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, declarou: "Estou orgulhoso de liderar os esforços para criar uma indústria de aviação sustentável. A consciencialização para a sustentabilidade ambiental em toda a organização é fundamental para o sucesso do Grupo Qatar Airways. Através do IEnvA, a Qatar Aviation Services será capaz de demonstrar o valor da observância ambiental e assegurar a sustentabilidade nas suas operações".
Por seu lado, o Director Geral da IATA, Willie Walsh, também comentou "Estamos muito satisfeitos por contar com a Qatar Aviation Services como a primeira organização de serviços de assistência em terra a aderir ao recentemente alargado programa IEnvA da IATA.
E a terminar afirmou A sustentabilidade é um desafio crítico para a nossa indústria. Ao tomar medidas pró-ativas para medir os impactos e enfrentá-los ao longo das suas operações com a IEnvA, a QAS e o Grupo Qatar Airways, apoiarão as suas conquistas na área da sustentabilidade, com a certificação ambiental de padrão global mais abrangente que se encontra disponível na indústria".
A Qatar Aviation Services, liderada pelo Vice-Presidente Mehmet Murat Nursel, está empenhada em minimizar o impacto ambiental das suas operações, desempenhando um papel fundamental para ajudar o Aeroporto Internacional de Hamad a alcançar a sua posição de classe mundial ambiental, líder entre os aeroportos a nível global. Através da sua participação, pretende cumprir e ir para além dos mais elevados padrões ambientais, enquanto se prepara para futuras estratégias de expansão.
Deste modo o programa IEnvA revela-se como sendo um sistema de Gestão Ambiental oferecido, inicialmente, às companhias aéreas, que demonstra equivalência à norma padrão ISO 14001: 2015 de sistemas de gestão ambiental. Fornece uma abordagem estruturada para a gestão do meio ambiente, bem como para relatar e mitigar impactos ambientais.
Como resultado, as organizações são capazes de incorporar de forma mais formal estratégias de sustentabilidade e observância ambiental nas suas operações., termina a nota de imprensa