Greve da Ryanair em Espanha: dois cancelamentos e 59 atrasados até às 13:00 locais

por: António Manuel Teixeira

Dois voos foram cancelados esta terça-feira e outros 59 sofreram atrasos no segundo dia de greve dos quatro para os quais os tripulantes de cabine da Ryanair têm marcados em Espanha pelos sindicatos USO e Sictpla.

Conforme relatado pela USO, até as 13:00 locais os voos suspensos estavam nas rotas Barcelona-Londres e Londres-Barcelona.

Os atrasos afectaram mais os destinos de Palma de Maiorca, com14 voos atrasados ​​de partida ou chegada, Barcelona com registo de 11 atrasados, Málaga com 10 e Alicante apenas nove.

Em Valência, cinco voos estão atrasados; em Madrid quatro; na ilha balear de Ibiza três; enquanto em Sevilha e Santiago de Compostela um voo partiu ou chegou atrasado em cada aeroporto.

Após as greves dos últimos dois meses, os dois sindicatos mantêm as paralisações até 07 de Janeiro de 2023, de segunda a quinta-feira, em consequência de um acordo colectivo assinado sob a lei espanhola, depois de a empresa ter se comprometido com a CCOO um acordo sobre salários, escalas - quatro dias activos seguidos de três dias de folga - e suplementos para a tripulação de cabina espanhola, noticia o jornal espanhol Hosteltur.

A greve pode afectar os onze aeroportos espanhóis onde a Ryanair opera: Madrid, Málaga, Sevilha, Santander, Alicante, Valência, Barcelona, ​​​​Girona, Santiago de Compostela, Ibiza e Palma de Maiorca.

No entanto, a companhia aérea não espera qualquer interrupção nas suas operações de três mil voos diários durante os meses de Agosto e Setembro, conforme afirmou hoje a Ryanair, adiantou em comunicado, que já celebrou um acordo laboral com o principal sindicato espanhol de tripulantes de cabina ( CCO).

A transportadora destaca que “estes dois sindicatos, que representam uma pequena parte da nossa tripulação de cabine espanhola, realizaram uma série de greves mal apoiadas em Junho e Julho que tiveram pouco ou nenhum impacto nos voos da Ryanair de/para Espanha”.

Só em Julho, a empresa operou mais de três mil voos diários e transportou um recorde de 16,8 milhões de passageiros, muitos deles de/para Espanha, detalha.

A transportadora está confiante de que estas ameaças de greve, só irão afectar apenas uma pequena parte da sua tripulação salientando que “não terão impacto em nossos voos de/para a Espanha durante Agosto e Setembro”.

Também esclarece que, embora um pequeno número de voos na Espanha tenha sido cancelado ou atrasado em Julho, isso ocorreu principalmente devido a greves do ATC e atrasos nos voos.

Em Julho nenhum voo foi cancelado devido às greves convocadas pela USO e Sitcpla", sublinha a empresa.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade