EasyJet e Rolls-Royce pioneiros na aviação: sucesso nos testes da tecnologia para motores a hidrogénio  

por: Zita Ferreira Braga
EasyJet e Rolls-Royce pioneiros na aviação: sucesso nos testes da tecnologia para motores a hidrogénio   
Tecnologia

A easyJet e a Rolls-Royce confirmaram hoje que estabeleceram um novo marco na aviação com a primeira corrida mundial de um moderno motor de combustão de hidrogénio


As empresas já estão a planear um segundo conjunto de testes, sendo a ambição elevar a tecnologia para o ar

O teste no solo foi realizado num primeiro protótipo de conceito, utilizando hidrogénio verde criado pelo vento e pela energia das marés. Este teste marca um passo importante no sentido de provar que o hidrogénio poderia ser um combustível de aviação sem carbono do futuro e que este é fundamental nas estratégias de descarbonização tanto da Rolls-Royce, como da easyJet.

Ambas as empresas se propuseram a provar que o hidrogénio pode fornecer energia para motores de aviação civil, de forma segura e eficiente, pelo que já se encontram a planear um segundo conjunto de testes, com uma ambição a longo prazo de realizar testes de voo.


O teste teve lugar numa instalação de testes ao ar livre no Ministério da Defesa britânico, Boscombe Down no Reino Unido, utilizando um motor de aeronave regional Rolls-Royce AE 2100-A convertido. O hidrogénio verde para os testes foi fornecido pelo EMEC (European Marine Energy Centre) e gerado através de energia renovável, nas suas instalações de produção de hidrogénio e ensaio de marés em Eday, nas Ilhas Orkney no Reino Unido.


Por seu lado Johan Lundgren, CEO da easyJet, afirma:  “Este é um verdadeiro sucesso para a nossa equipa de parceria. Estamos empenhados em continuar a apoiar esta investigação inovadora porque o hidrogénio oferece grandes possibilidades para uma gama de aeronaves, incluindo aeronaves do tamanho da easyJet. Isso será um enorme passo em frente para enfrentar o desafio do net zero até 2050".

Também Grazia Vittadini, Chefe de Tecnologia da Rolls-Royce, comentou: "O sucesso deste teste de hidrogénio é um marco emocionante. Anunciámos a nossa parceria com a easyJet em julho e já estamos a ter um arranque incrível com este marco histórico. Estamos a alargar os limites para descobrir as possibilidades de carbono zero do hidrogénio, o que poderá ajudar a remodelar o futuro dos voos".

Na sequência da análise deste primeiro teste de solo, a parceria planeia uma série de outros testes de plataforma que conduzem a um teste de solo à escala real de um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15.


A parceria é inspirada pela campanha global Race to Zero, apoiada pela ONU, que ambas as empresas subscreveram, comprometendo-se a atingir as zero emissões líquidas de carbono zero até 2050.

É possível encontrar Imagens dos testes em Boscombe Down aqui: https://www.flickr.com/gp/rolls-royceplc/iJED272Gw1

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade