Grupo SATA recebe certificado de Compensação Voluntária de Carbono

por: António Manuel Teixeira
Grupo SATA recebe certificado de Compensação Voluntária de Carbono
PH Media

As companhias aéreas do Grupo SATA (Azores Airlines e SATA Air Açores) acabam de receber o certificado que atesta a qualidade do seu programa de compensação de emissões carbónicas.

O certificado QAS (Quality Assurance Standard) garante que o programa de Compensação Voluntária de Carbono (SATA ICOP) está de acordo com as melhores práticas internacionais e conforme os requisitos em vigor.

Desta forma fica certificado que os procedimentos adoptados pelas companhias aéreas garantem que os donativos voluntários oferecidos por mais de oito mil passageiros que viajaram nas companhias aéreas do grupo estão alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O SATA ICOP (Carbon Offset Program) é um programa promovido pela IATA (International Air Transport Association) ao qual as companhias açoranas se associaram e que tem contribuído para reduzir levar o impacto das emissões de carbono da aviação através da cooperação em projectos de desenvolvimento sustentável, em diferentes regiões do planeta.

Com esta iniciativa concretizada, o Grupo das companhia de aviação dos Açores dá mais um passo na concretização do desenvolvimento sustentável do negócio. Para além da renovação de frota da Azores Airlines, que "merece destaque por ser aquele que permite um volume mais significativo de redução nas emissões de CO2 produzidas", o programa de compensação voluntária de emissões de carbono já implementado é "uma iniciativa que também contribuiu para a consolidação dos objectivos de sustentabilidade ambiental que as empresas do grupo açoriano fazem por alcançar", refere em comunicado.

Recordamos que esta companhias aéreas foram também pioneiras em Portugal na certificação IEnvA, um programa desenvolvido pela IATA que potencia a alteração de procedimentos a implementar em todas as áreas das empresas e que garantam a adopção de práticas ambientais robustas e especificamente desenvolvidas para o sector com o objectivo de reduzir o impacto da indústria no meio ambiente. Foram também subscritoras iniciais da Cartilha de Sustentabilidade do Arquipélago, que define um conjunto de metas anuais a atingir pelas empresas associadas, cujos objectivos estão igualmente alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade