Marco Sansavini e Carolina Martinoli são os novos CEO da Iberia e Vueling, repectivamente

por: António Manuel Teixeira

O International Airlines Group (IAG), de que a Iberia, Vueling, British Aiways, fazem parte, anunciou hoje alterações nos seus quadros superiores, com efeitos a partir do início de Abril de 2024.

Marco Sansavini será o novo CEO e Presidente da Iberia, cargo que assume a partir do seu actual cargo de CEO e Presidente da Vueling.

Fernando Candela deixará o cargo de CEO e Presidente da Iberia, cargo que ocupa interinamente desde Maio de 2023, e continuará como CEO da LEVEL.

Carolina Martinoli será a nova CEO e Presidente da Vueling. "Ela é agora directora de pessoas, assuntos corporativos e sustentabilidade do IAG", refere o comunicado do grupo de aviação.

O anúncio das alterações foi feito em Londres, durante a apresentação dos resultados anuais da IAG aos analistas, onde Luis Gallego comentou:
"Hoje anunciámos os resultados da IAG para 2023, que são muito positivos, com um aumento de mais do dobro da margem operacional e dos lucros em comparação com 2022. Com estas alterações no Comité de Gestão, continuaremos a implementar as nossas prioridades estratégicas, transformando o nosso negócio, impulsionando o crescimento sustentável e margens líderes do sector".

Gallego disse: "O facto de estarmos a proceder a estas alterações a nível interno, com gestores que fazem parte do Comité de Direção do IAG, é uma prova da qualidade dos nossos colaboradores. A profundidade da experiência da nossa equipa sénior é uma das vantagens da estrutura do Grupo". 

O Presidente do grupo afirma: "Tanto o Marco como a Carolina já tiveram um impacto significativo na transformação do IAG e sei que continuarão a fazê-lo nos seus novos cargos. Gostaria também de prestar um reconhecimento especial a Fernando Candela, que assumiu a liderança da Iberia em Maio de 2023, após o lançamento do programa de transformação de todo o Grupo. Na Iberia, conseguiu fechar o acordo de handling, o que é de grande importância para o futuro da empresa". 

O gestor salienta: "As empresas espanholas, Iberia e Vueling, estão a registar um desempenho muito positivo e encontram-se numa excelente posição para beneficiar do crescimento do tráfego entre a América Latina e a Europa, bem como do valioso mercado intra-europeu da aviação".

Marco Sansavini comentou o seu novo papel: "Os últimos três anos foram os mais intensos e emocionantes da minha vida profissional e gostaria de agradecer à grande equipa da Vueling que tornou a empresa mais forte e resistente do que nunca. É uma honra para mim substituir Fernando Candela na liderança da Iberia e, juntamente com todas as pessoas que fazem parte desta grande empresa, continuar a construir o seu futuro".
Carolina Martinoli referiu-se ao seu futuro cargo: "A Vueling é uma companhia aérea dinâmica e inovadora e será uma honra para mim suceder ao Marco no momento em que a companhia celebra o seu 20º aniversário. Estou ansiosa por trabalhar com a talentosa equipa da Vueling para construirmos juntos o próximo capítulo da empresa. Quero agradecer ao Luis pelo seu apoio e liderança, e à minha equipa no IAG pelos progressos realizados nos últimos três anos".

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade