O Survitec's Seahaven, o maior barco salva-vidas do mundo, finalizou todos os testes A.520 necessários para a classificação de registo da Lloyd’s e por isso foram integrados hoje na indústria dos cruzeiros.
O premiado barco salva-vidas passou com sucesso os testes rigorosos, que incluem situações de afundamento e uma evacuação em tempo limitado em menos de 22 minutos. Segundo a convenção internacional da Segurança da Vida (SOLAS) no Mar, as evacuações não devem exceder os 30 minutos.
Estes testes A.520 seguiram-se depois do sucesso que foram as Provas de Mar Pesado (HWST), realizadas em Dezembro do ano passado de acordo com os requisitos SOLAS para novos aparelhos.
Para estes testes A.520 serem feitos, foram criadas situações que a tripulação e passageiros poderiam encontrar numa evacuação real. O Seahaven é o único barco salva-vidas que já fez e continua a fazer testes rigorosos para testar a sua durabilidade segundo os requerimentos do SOLAS.
"De acordo com o nosso compromisso de longa data e abrangente com a segurança, a Survitec fornece continuamente Tecnologia de Sobrevivência inovadora que responde às necessidades dos navios de cruzeiro não apenas hoje, mas também no futuro. O nosso programa de testes multifacetado excede a norma SOLAS requisitos e prova que o Seahaven é confiável e, mais importante, mais seguro do que os actuais arranjos de evacuação", disse Claude Sada, diretor administrativo da Survitec Survival Craft.
Richard McCormick, Gerente de Produto Survitec AES e MÊS, descreveu o Seahaven dizendo que "fornece uma visão totalmente diferente da evacuação no mar".
McCormick acrescentou que "Com o Seahaven, adotamos todos os meios de segurança, testes e processos de aprovação associados a barcos salva-vidas e MES para resolver o desafio de poder evacuar um número crescente de passageiros com rapidez, segurança e conforto".
O Seahaven vem equipado com um botão que faz com que o barco encha automaticamente, num espaço de quatro minutos. A medida revolucionária de tecnologia de sobrevivência, melhorou o tempo de evacuação sem comprometer a segurança. Depois de estar cheio, o barco aguenta 24 horas cheio e anda a uma velocidade máxima de seis nós.
O Seahaven fornece a oportunidade aos donos de cruzeiros, de reorganizar a experiência do passageiro, desbloqueando 85% de espaço no convés.
A Survitec começou a desenvolver esta solução no seguimento do seu envolvimento no projecto Safedor, liderado e fundado pela União Europeia. Neste projecto trabalharam com sociedades classificadoras, operadores e estados de bandeira, para que a segurança fosse um objectivo integrado no desenvolvimento do barco e avaliação de risco em estruturas de aprovação. Os testes recentes comprovam este processo para a empresa.
O Seahaven foi introduzido na indústria de cruzeiro durante a Feira Internacional de Cruzeiros Seatrade, que ocorre na Flórida desde dia 25 de Abril e termina amanhã, a 28 de Abril.