O Royal Caribbean Group vai inaugurar terminal exclusivamente abastecido a painéis solares

por: Zita Ferreira Braga

O Royal Caribbean Group vai inaugurar a 09 de Novembro o terminal de cruzeiros T10 em Galveston, no Texas, que vai ser 100% abastecido por painéis solares e prevê receber a certificação LEED Gold no início de 2023.


Em comunicado, a Royal afirmou que o terminal “zero energy” está a ‘caminhar’ para receber a certificação LEED Gold nos dois primeiros trimestres de 2023, a primeira certificação Gold da companhia que já dispõe de outras três instalações com certificação LEED.

Este terminal da Royal, resultado de um investimento de 125 milhões de dólares, 128,4 milhões de euros, vai contar com quase 15.000 metros quadrados e vai permitir que a companhia aumente a sua capacidade em 630.000 passageiros por ano.

A construção do terminal também foi desenvolvida de acordo com os objectivos ambientais do grupo, que incluem a sua descarbonização e a criação de infraestruturas sustentáveis.
As matérias-primas utilizadas na sua construção foram seleccionadas de acordo com o menor gasto de carbono na sua produção e transporte e 75% do lixo produzido nas obras foi desviado de aterros. Também foi tida em conta a minimização de fontes de poluição no interior, através da instalação de materiais com “baixo ou zero conteúdo de compostos orgânicos voláteis” e de um sistema de filtragem de ar melhorado com foco no conforto térmico dos utilizadores.

Os materiais e o local de construção também tiveram em conta a redução do efeito de ilha de calor que se verifica em Galveston, enquanto que a estratégia de iluminação tem em conta a redução da poluição luminosa para o exterior.

Dos 2.787 metros quadrados de painéis solares instalados no local, a energia produzida em excesso vai ser desviada para a rede eléctrica local, enquanto que as emissões de carbono desta infraestrutura vão ser compensadas através da aquisição de créditos de carbono.

Este espaço vai ter instalações para bicicletas e estações de carregamento eléctrico, promovendo estes meios de transporte junto da comunidade, além de fornecer infraestrutura para uma futura instalação de oito estações de carregamento de veículos eléctricos.

A inauguração deste terminal vai ser marcada pela primera incursão de um navio de classe Oasis em Galveston, o Allure of the Seas.

Além deste projecto, a Royal Caribbean conta com certificação LEED no Terminal A de PortMiami, no campus de Springfield no estado norte-americano de Oregon, e o seu Innovation Lab na sede da empresa em Miami.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade