Porto é das cidades mais apelativas para viajantes ambientalmente responsáveis

por: Afonso Santos
Porto é das cidades mais apelativas para viajantes ambientalmente responsáveis
Imagem Porto

Investigação da momondo classifica Porto como um destino atrativo do turismo sustentável.

O motor de pesquisa de viagens momondo considerou a Cidade Invicta como um dos principais destinos turísticos a explorar por viajantes ambientalmente responsáveis em 2023. A investigação analisou 167 cidades de 63 países, tendo o Porto alcançado o 40º lugar do índice elaborado pelo momondo. A cidade portuária de Roterdão alcançou o primeiro lugar do ranking, seguida pela também neerlandesa Amesterdão, tendo Graz, na Áustria, fechado o pódio.

A classificação das cidades foi feita com base em 28 critérios diferentes, tendo sido valorizadas as cidades com um aeroporto com um sistema de gestão de carbono avançado, que têm menos turistas em comparação com outros destinos mais populares, e que proporcionem viagens mais baratas na época baixa.

Em Portugal, para além do Porto, Lisboa também foi contemplada na investigação, tendo ficado um pouco atrás da cidade nortenha (48º lugar).

Em comparação com as duas cidades neerlandesas que lideram a classificação, as cidades portuguesas pecam nos transportes - nomeadamente pelo número reduzido de carros elétricos e de bicicletas –, e por proporcionarem menos experiências benéficas para o ambiente.

Europa proporciona as viagens mais sustentáveis

Com esta investigação, o momondo concluiu que os destinos que mais apelam aos viajantes ambientalmente responsáveis localizam-se todos na Europa. No 10 primeiros lugares, para além do pódio, estão quatro cidades escandinavas (Estocolmo e Gotemburgo na Suécia, Trondheim na Noruega e Helsínquia na Finlândia), uma alemã (Munique), uma suíça (Zurique) e a capital austríaca de Viena.

No geral, estas cidades destacam-se pela oferta de meios de transporte amigos do ambiente, com ciclovias, bicicletas e trotinetes elétricas, e vários caminhos pedonais. Para além disso, também apresentavam uma diferença média dos preços das viagens entre os meses de época alta e de época baixa de cerca de 48,5%.

Em relação aos restantes continentes, é preciso chegar ao 29º lugar para encontrar o primeiro destino não-europeu da lista – Tóquio, a capital do Japão. Vancouver, no Canadá, chegou à liderança na América do Norte, e Santiago, no Chile, na América do Sul. Já a capital tunisina de Tunes é a primeira na classificação de África e Médio Oriente.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways