O emirado planeja expandir significativamente as suas praias públicas, aumentando o comprimento total de 21 para 105 quilômetros até 2024.
O Plano Director do Dubai para Praias Públicas visa um crescimento impressionante de 400% na extensão das praias públicas do emirado, juntamente com um aumento de 300% nos serviços oferecidos até 2025.
O projecto prevê a abertura de novas praias e o desenvolvimento das já existentes com instalações avançadas, de modo a garantir os mais altos padrões de excelência no desenvolvimento urbano, priorizando a melhoria da qualidade de vida para cidadãos, residentes e visitantes.
O governante destacou: "Lançamos o primeiro plano urbano no Dubai em 1960. O desenvolvimento é uma jornada contínua no Dubai, que continuará a oferecer os melhores padrões de vida para indivíduos e famílias".
A primeira fase inclui o desenvolvimento da praia pública de Jebel Ali, que será transformada em uma atracção de ecoturismo. Manguezais serão plantados para aumentar a protecção contra a erosão e preservar os habitats marinhos. Além disso, serão criadas pistas para ciclistas e pedestres, instalações para desportos aquáticos, áreas de descanso e lazer, bem como recintos para a protecção e reabilitação de tartarugas, permitindo que essas espécies sejam devolvidas ao seu habitat natural.
Outro projecto importante do plano é tornar as praias públicas acessíveis e inclusivas, atendendo às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida, garantindo fácil acesso a todas as praias públicas e instalações de natação.
Esta iniciativa demonstra o compromisso do emirado em proporcionar experiências únicas aos banhistas, alinhado com o objectivo da agenda económica do Dubai D33 de consolidar o status do emirado como um dos principais destinos turísticos do mundo.
O Departamento de Economia e Turismo (DET) tem como objectivo posicionar a cidade como um hub comercial, centro de investimento e destino turístico líder globalmente.