A Associação Rota Vicentina celebra 10 anos e reafirma-se como destino sustentável num novo vídeo promocional.
A Rota Vicentina celebra hoje, no Dia Mundial do Ambiente, o 10º aniversário da Associação tendo sido estreado o novo vídeo promocional “A paisagem que escolhemos”.
Este vídeo é o culminar de uma trilogia crescente sobre o carácter e a identidade do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em que o protagonismo é dado a quem produz a paisagem, cuida e vive dela e simultaneamente da sua ligação ao turismo e a importância do papel dos visitantes.
Não sendo um clássico vídeo promocional, alerta para a importância do papel do turismo na região, partindo do princípio de responsabilidade partilhada entre quem tem um pedaço de terra na região e quem a visita, estabelecendo uma relação directa entre as escolhas de cada um e a forma como são determinantes para a paisagem.
Marta Cabral, Presidente da Associação Rota Vicentina salienta que “esta peça de comunicação e promoção tem como ponto de partida a importância da economia local e da orgânica sociocultural para a preservação do potencial turístico da região. Há uma ligação indissociável entre paisagem, agricultura, floresta, pesca, consumo, comunidade local, o turismo e esta peça será um testemunho vivo da Rota Vicentina”.
Em 2012 a Rota Vicentina lançou o filme “Two Steps to Freedom” que desafiava os turistas a conhecerem a autenticidade da região a pé. Já em 2018, o segundo filme “Amor a esta terra” apelava já a uma reflexão e responsabilidade de todos nós impactos do turismo na região.
O realizador de “A paisagem que escolhemos”, explica que “neste terceiro filme procurámos levar a mensagem mais longe numa homenagem às comunidades, ecossistemas e recursos, que devem ser protegidos e apoiados pelo comportamento de cada visitante da região". Este foi um filme "tão genuíno quanto autêntico, não tem uma colecção de lindíssimas imagens, não é um filme com actores, com figurantes a fingir que estão a disfrutar… é muito real, sem recurso a drones ou planos comerciais para promover o destino. Foi um filme com os pés assentes na terra, pois é na terra que vemos todas as suas maravilhas, um frente-a-frente com a região, tal como a vemos quando a visitamos”, referiu .Danilo Warick.