Portugal está a ser um destino com grande procura para o Natal e Fim de Ano

por: António Manuel Teixeira
Portugal está a ser um destino com grande procura para o Natal e Fim de Ano
O Turismo PT

Um estudo revela que o aumento de interesse significativo na procura por hotéis em Portugal, para o Natal e o Ano Novo, e recomenda investir numa estratégia de Recurosos Humanos temporária, para satisfazer os clientes

De acordo com dados recolhidos até o início de Novembro 2023, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento substancial de 45% em comparação com o ano anterior. O preço médio dos alojamentos para o Natal aumentou 26% comparativamente ao verificado no ano anterior.

Quanto às estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas tiveram um aumento ainda mais significativo, disparando 56%. A aceleração na actividade de pesquisa foi especialmente visível em Outubro. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão actualmente 23% acima dos de 2022.

O CEO da plataforma disse: "O desafio neste momento é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura". Pedro Colaço acrescenta: "A indústria demonstrou resiliência e capacidade de adaptação. Agora, mais do que nunca, devem delinear estratégias que aproveitem a tecnologia disponível, para optimizar as suas operações e melhorar a experiência do cliente".

Para esta época, a Guestcentric recomenda aos hotéis "focarem-se nos seus clientes directos - passados e potenciais - enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição". Por outro lado, que confirmem todo o "negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas". Em termos operacionais, devem "orçamentar os custos de energia e de recursos humanos" desta quadra, reflectindo-os nos seus preços e programas. Face à escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, podem investir numa estratégia de Recursos Humanos temporária, que "inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores - sejam estes permanentes, temporários ou estudantes", refere a plataforma.

Considerando que as unidades hoteleiras, em Portugal, são cada vez mais procurados por turistas - internacionais ou portugueses - nos meses de Inverno, é recomendado que os hoteleiros "abraçarem estas tendências positivas: preparados para receber o aumento na procura e assegurando que continuam a oferecer experiências autênticas e memoráveis, a todos os hóspedes que escolhem o seu hotel para festejar" esta época de grande procura.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade