Leyja, o novo oásis sustentável da Arábia Saudita

por: Sarah Silva

Projecto visa construir uma indústria de turismo forte e uma cidade totalmente sustentável

NEOM, território localizado na Arábia Saudita, anunciou o Leyja, como o seu mais recente destino sustentável. O objectivo é enriquecer e promover o ecoturismo de luxo através de um “turismo regenerativo que pode mudar o mundo”, segundo fontes do próprio site do projecto.

A estratégia de NEOM, no âmbito da Saudi Vision 2030, é ampliar as reservas naturais. A área preservada ocupa 95% do território para a combinação de técnicas inovadoras e ecológicas de design para que, de forma harmoniosa, faça parte da paisagem.

Digno de um cenário cinematográfico, este destino principia na costa do Golfo de Aqaba. Está replecta de história e mitologia. É pincelada por tons terrosos e forma um magnífico vale natural criado ao longo dos séculos pela própria natureza. Possui três hotéis engendrados por arquitectos fortemente reconhecidos a nível mundial.

A primeira propriedade foi desenvolvida para os que apreciam aventura. Proporciona uma experiência única e está inserida no topo da falésia e nas encostas do vale. É ideal para quem gosta de escalar.

A segunda funciona como uma porta de entrada para o vale. Ergue-se da rocha para destacar-se no coração do maior oásis wadi e oferece uma vista inigualável aos visitantes, segundo o site da Leyja.

E a última promove uma imersão num universo de longevidade e bem-estar, segundo a Saudi Tourism Authority. Também é afirmado, pela mesma, que será um retiro com experiências interativas com uma fachada reflectora de alta tecnologia.

O objectivo do projecto visa a contemporaneidade e a sofisticação serão características fundamentais para o desenvolvimento deste oásis. Chefes de renome mundial, instalações de bem-estar, piscinas de estilo infinito no telhado, passeios guiados pelos wadi, entre outras experiências, farão parte do recente empreendimento como podem conferir.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade