Roménia e Bulgária passam a integrar o Espaço Schengan

por: António Manuel Teixeira
Roménia e Bulgária passam a integrar o Espaço Schengan
Portal Diplomático

A Roménia e a Bulgária vão aderir ao Espaço Schengen este domingo, o que significa que a população destes países passa a estar isenta de passaportes e vistos, dentro desta área.

Inicialmente, a medida aplica-se apenas aos viajantes que chegam por via aérea e marítima, até a Áustria concluir com as negociações da necessidade de controlo fronteiriço por via terrestre.

Os viajantes que chegam por via aérea ou marítima de outros países do espaço Schengen deixarão de ter de apresentar o passaporte à chegada. Isto significa que os passageiros de voos, cruzeiros e ferries não serão sujeitos a controlos.

A Áustria impediu anteriormente a entrada da Bulgária e da Roménia no Espaço Schengen, devido a preocupações com a imigração ilegal. No entanto, o país chegou a um acordo com os dois Estados, que também são membros da União Europeia.

De acordo com um cidadão romeno, citado pelas agências internacionais, a prioridade deveria ter sido “o espaço terrestre Schengen”.

"O espaço aéreo Schengen não ajuda muito, não é nada. Primeiro devia ter sido o espaço terrestre Schengen.... As autoridades deviam resolver isto, não no ar e muito menos no mar".

O Espaço Schengen foi criado em 1985, com o intuito de facilitar a livre circulação de pessoas entre os países aderentes. Antes da admissão parcial da Bulgária e da Roménia, o Estado Schengen era composto por 23 dos 27 países membros da União Europeia, juntamente com a Suíça, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways