Semana ID: Rota Vicentina propõe a estadia com passeios até à vinha

por: Vanessa Miranda
Semana ID: Rota Vicentina propõe a estadia com passeios até à vinha
Rota Vicentina

Uma semana para “Pensar, visitar e descobrir o Sudoeste” é a proposta Associação Rota Vicentina.

Recentemente iniciou-se a estação responsável por colorir Portugal de Norte a Sul. E é celebrada no Sudoeste de Portugal com a terceira edição da Semana ID.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Rota Vicentina que visa a divulgação e promoção da identidade da Costa Alentejana e Vicentina. O programa é composto por 75 propostas de actividades que nos levam a “Pensar, visitar e descobrir o Sudoeste”.

A bicicleta é o símbolo da identidade do território que se vislumbra na paisagem da Rota Vicentina. A pensar em todos os que gostam de bicicletas, foram criados programas para a Semana ID e diversos alojamentos combinam a estadia com passeios até à vinha, para provas ou visitas às falésias para admirar o imponente Oceano e descobrir os ninhos das cegonhas. São exemplo disso a Herdade do Touril e a Casa da Seiceira, na Costa Alentejana.

A Rota Vicentina, no seu programa, também propõe visitas guiadas e gratuitas para descobrir a pedal as paisagens de Colos, São Luís e Odemira.

Não vão faltar oportunidades para caminhar na Semana ID, e descobrir os caminhos ancestrais mundialmente conhecidos. O seu amigo de quatro patas pode ser o companheiro ideal, para as propostas do Wayra Lodge, em Vila do Bispo.

O Figueirinha Ecoturismo disponibiliza um “Passeio nocturno à Sra. Das Neves”. Caminhar com um olhar artístico e “Pintar na natureza” é o plano da Eva Herre, “Transhumância”. Para quem tem curiosidade sobre os remédios naturais, o passeio mais acertado é o “À descoberta das plantas medicinais e aromáticas”.

O bem-estar é uma prioridade da Semana ID e, por isso, actividades como “Caminhada Sensorial” da floresta até ao mar, ou “Caminhada Sufi Meditativa” conectam o corpo à mente.

A sinergia da Costa Alentejana e Vicentina é um convite ao abrandamento do ritmo. Celebrar o Sudoeste também pode ser feito através do “Do Asana à Taça”, uma actividade de relaxamento incorporando a meditação e olaria, na antiga escola primário, em Vila Nova de Milfontes.

A Vila do Bispo oferece workshops diários de Tai Chi e Qi Gong. Por fim, as danças e canto da Paz Universal intituladas de “Abre a tua voz e coração” asseveram bons momentos.

Note-se que algumas actividades necessitam de inscrição. Pode consultar o programa na agenda.

Aproveite para descansar, e não se esqueça que a Rota Vicentina está à sua espera.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways