"O Valor da Gastronomia" reúne especialistas no Douro.
"O Valor da Gastronomia, entre a Tradição e a Inovação", promovido pela Associação Amigos de Ventozelo, reuniu uma gama diversificada de participantes, desde enólogos até filósofos, políticos e conhecidos chefs de alta gastronomia.
Figuras proeminentes como Andoni Luis Aduriz, Fundador do Culinary Basque Center e considerado um dos chefs mais influentes da actualidade, e o ensaísta Daniel Innerarity, Catedrático de Filosofia Política e Social e Director do Instituto de Governança Democrática, estiveram entre os presentes.
O principal objectivo desta reunião foi debater o papel estratégico do turismo no desenvolvimento social da região do Douro. Além disso, foi proposta a criação de um programa vinculado ao recém-estabelecido Centro de Enogastronomia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
A Quinta de Ventozelo, reconhecida como um espaço de reflexão sobre as grandes questões do Douro nos últimos anos, tem desempenhado um papel crucial nesse sentido. O evento recente promovido pela associação Amigos de Ventozelo visava discutir o valor da gastronomia como um factor competitivo para atrair visitantes à região, destacando a importância da cultura e dos produtos locais e regionais.
Personalidades como Daniel Innerarity, Andoni Aduriz, Nicola Perullo, Elena Mancioppi, Miguel Poiares Maduro, Miguel Castro Silva, Rafael Tonon, André Magalhães, Manuel Carvalho, Alexandra Prado Coelho e Emídio Gomes estiveram entre os participantes desse encontro de três dias.
O consenso foi de que as experiências enogastronómicas têm adquirido uma crescente relevância internacionalmente, representando uma parte significativa dos gastos turísticos. A cultura gastronómica e as experiências turísticas centradas no vinho e na gastronomia desempenham um papel vital no desenvolvimento regional, contribuindo para a diversidade cultural, económica e social.
A associação Amigos de Ventozelo enfatizou a importância de aproveitar os recursos e produtos endógenos do Douro, “O Douro, pelas suas características, deve convocar os melhores recursos e produtos endógenos, as tradições culturais, a criatividade, o talento, a investigação científica e o empreendedorismo. Como nos vinhos, o Douro deve afirmar-se como um polo competitivo na gastronomia, gerando riqueza, emprego, notoriedade e atratividade.”
Como resultado desse encontro, foi proposto um programa abrangente para o Centro de Inovação e Transferência de Conhecimento em Gastronomia da UTAD, com foco em três dimensões principais: qualificação, transferência de conhecimento e promoção.
No que diz respeito à qualificação, destacou-se a importância da capacitação em enogastronomia para impulsionar o turismo no Douro. Quanto à transferência e valorização do conhecimento, reconheceu-se a necessidade de incorporar conhecimentos científicos em novos produtos turísticos, onde a gastronomia desempenha um papel central. Por fim, no aspecto da promoção, enfatizou-se a transformação da gastronomia e dos vinhos do Norte numa indústria sustentável, inovadora e internacionalmente competitiva.
Estas propostas visam não apenas fortalecer a posição do Douro como destino turístico, mas também contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural da região.