No dia do aniversário do seu fundador, estiveram reunidos na Casa Museu José Maria da Fonseca mais de 100 embaixadores da marca de vinho de mesa mais antiga de Portugal.
No passado dia 31 de Maio reuniu-se, em Azeitão, a Confraria do Periquita, para a realização do XXV Capítulo. Na Adega dos Teares Novos teve lugar um jantar que celebrou os 190 anos da José Maria da Fonseca e que contou com a presença de mais de 100 embaixadores da marca, incluindo Confrades e Confreiras oriundos do Brasil, Noruega, Suécia, Estados Unidos da América, Canadá e Luxemburgo. A ocasião serviu, ainda, para entronizar 28 novos membros de várias nacionalidades, tendo terminado com um concerto do músico Francisco Rebelo de Andrade.
Com o Primeiro Capítulo realizado a 31 de Maio de 1993, a Confraria reúne-se actualmente em anos pares para “promover o prestígio e a tradição do vinho Periquita, divulgar as suas características singulares de aromas e sabores e proporcionar momentos de glória a todos os seus apreciadores”.
António Soares Franco, presidente do Conselho de Administração da José Maria da Fonseca e pertencente à sexta geração, salienta que o 190º aniversário da empresa “é certamente um marco histórico (…), motivo de orgulho para todos os que cá trabalham bem como para toda a nossa família”, reiterando o seu compromisso com a sustentabilidade, que afirma ser “um tema um tema crítico no desenvolvimento futuro das marcas e das empresas”, acrescentando que “no nosso negócio em especial que depende de forma directa da natureza, é fundamental planearmos o futuro respeitando os princípios de sustentabilidade ambiental, mas também sociais e de Governo”.
A Confraria do Periquita conta, neste momento, com mais de 200 membros já entronizados, incluindo o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, a apresentadora brasileira Ana Maria Braga, a cantora Fafá de Belém, o actor Ricardo Pereira, e os chefs João Sá, Leonel Pereira, Rui Paula, Marlene Vieira e Hélder Chagas.
A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e prestígio do seu fundador. Efectivamente, trata-se de um negócio familiar com quase dois séculos de história que tem sabido modernizar-se, obedecendo a uma filosofia de permanente desenvolvimento que alia as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Tendo como mote a paixão pela arte de fazer vinho, a empresa tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio do sector a nível nacional e internacional.