Rita Marques aponta "boas prespectivas para o turismo", no Conselho Executivo da OMT

por: António Manuel Teixeira
Rita Marques aponta "boas prespectivas para o turismo", no Conselho Executivo da OMT
Secretaria de Estado do Turismo

O líderes de turismo a nivel mundial reuniram-se, em Marrocos, para avançar com planos para transformar o sector num cenário de velhos e novos desafios. Rita Marques recebeu muitos, e importantes, elogios ao seu trabalho.

A OMT (Organização Mundial do Turismo) convocou seu Conselho Executivo em Marrakech, Marrocos, enquanto a recuperação do sector continua a crescer.

Segundo os dados da OMT divulgados esta semana, as chegadas internacionais estão a caminho de atingir 65% dos níveis pré-pandêmicos até o final de 2022.

Com base no seu apelo aos líderes dos sectores público e privado para "repensar o turismo", a Organização colocou a inovação, o investimento, a educação e o empoderamento da juventude no centro das discussões.

Além disso, enfatizou um maior interesse pela transformação por meio da Acção Climática e a importância do sector para o desenvolvimento rural.

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, disse nas redes sociais: "Temos boas perspectivas para o turismo se nos comprometermo-nos com o básico: melhores condições para todos os que trabalham no setor e para os que habitam nos territórios visitados pelos nossos turistas".
Rita Marques vincou, ainda, a importância de "Mais Responsabilidade. Mais Diversidade. Mais Inclusão.".
A governante salientou que "Portugal senta-se no Conselho Executivo, fazendo parte do grupo restrito de países que discute os desafios e as perspectivas a nível mundial que se avizinham".

O presidente do Turismo de Portugal escreveu nas redes sociais: "O turismo precisa de organizações internacionais com visão de futuro, afirmativas e reconhecidas". Luís Araújo aplaudiu também a qualidade profissional da Secretária de Estado, assim como a sua presença n o Conselho Executivo.

Também a Chief of Member Relations da Organização disse "Rita, muito obrigado pela sua forte liderança e visão e todas as principais abordagens para o avanço da agenda global para o Turismo e a OMT!"

Beka Jakeli afirmou: "A sua participação contribuiu substancialmente para os resultados da 117ª sessão do Conselho Executivo, refletindo decisões sobre todos os itens da agenda!".

A responsável da Revista da Associação dos Directores de Hoteis de Portugal (ADHP), também se manifestou sobre a participação de Rita Marques no evento, escrevendo: "Todos temos que saber enfrentar os desafios que se avizinham sendo que alguns veem disfarçados de oportunidades". Rosário Barra alertou: "Temos que estar atentos e trabalharmos em conjunto. Juntos somos melhores".

O brasileiro Clovis Casemiro, da direcção da Associação Internacional de Viagens de gays e lésbicas (IGLTA), deu o parabéns á participação de Portugal e afirmou que "Portugal é fundamental para o turismo mundial".


O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, referiu na abertura da Convenção, que "a janela de oportunidade para transformar nosso setor não permanecerá aberta por muito tempo".
Sublinhou que “agora é o momento de acelerar a construção de um sector mais inclusivo, resiliente e sustentável”, e lembrou a este órgão dirigente da Organização Mundial do Turismo que o sucesso do turismo já não se mede apenas em números, “mas sim no impacto nosso setor tem sobre a vida, os meios de subsistência e o bem-estar das pessoas e do planeta”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways