Porto recebe a Wine & Travel Week e o Fórum Internacional da indústria do Turismo

por: Vanessa Miranda

O Wine & Travel Week é uma iniciativa da Essência do Vinho, que decorrerá nos dias 21 e 22 de Fevereiro, na Alfândega no Porto.

 

O Wine & Travel Week é um evento inovador no que diz respeito à promoção do enoturismo, que terá oradores internacionais dedicados à promoção e comercialização de programas e productos turísticos, que combinam o vinho ao turismo e territórios. Junta-se, ainda, a este evento uma feira profissional e um fórum de reflexão e análise de casos de sucesso

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a Wine & Travel Week traz mais de uma centena de compradores internacionais, operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagens. O evento irá promover reuniões de negócios entre as empresas e os projectos representados na feira profissional, que mostram a diversidade da oferta de países da Europa, América, África e Oceania.

Receberá, ainda, uma comitiva internacional de 50 líderes de opinião de diferentes nacionalidades – jornalistas especializados em enoturismo e influenciadores digitais da área das viagens e destinos.

O futuro do enoturismo mundial, que se estima atingir 45 mil milhões de euros na economia global dentro de três anos, vê em Portugal um guia de negócios, análise e debate.

A partir do dia 23 de Fevereiro, alguns profissionais e líderes de opinião farão visitas técnicas e prospecção de interesse pelas sete regiões de turismo portuguesas, incluindo os Açores e Madeira. Estão programados mais de 40 circuitos.
.

Aliado à Feira Profissional, irá decorrer, também, na Alfândega e dias 21 e 22 de Fevereiro, um Fórum Internacional dedicado à sustentabilidade económica, social e ambiental da indústria do turismo.

A Wine & Travel Week quer estabelecer Portugal como o núcleo de negócios, debate e reflexão da indústria mundial do enoturismo.

A programação começa no dia 20 de Fevereiro com uma experiência de boas-vindas aos participantes e convidados da iniciativa que contará com alta gastronomia, artes performativas, música e design.
Dia 21, a Great Wine Capitals, a rede de capital de grandes vinhos do mundo promove o jantar da entrega de prémios da mais recente edição dos “Best of Wine Tourism”, no Museu do Carro Elétrico.
Dia 22, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, decorrerá uma festa com uma selecção de vinhos do mundo.

O presidente do Turismo de Portugal, destaca que “o enoturismo, enquanto produto turístico, qualifica o destino e encontra-se em todo o território nacional, incluindo as ilhas". Luis Araújo recora que "permite usufruir de experiências ao longo de todo o ano, contrariando a sazonalidade, sobretudo, por ser um sector que atrai para Portugal segmentos de mercado longínquos e altamente qualificados, que ficam durante muito mais tempo, permitindo crescer em valor”.

 

É de destacar que a 19ª edição Essência do Vinho, principal experiência do Vinho em Portugal, começa dia 23 de Fevereiro e decorrerá até ao dia 26, no Palácio da Bolsa, e mais de 4.000 vinho de 400 produtores estarão representados.

A Essência do Vinho será, também, palco de uma prova histórica de colheitas antigas de vinhos da casta Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, assim como da nossa sessão de uma prova clássica do evento: Fortificados de Sonho.

A programação, bem como aquisição de bilhetes já está disponível.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade