Brasil reafirma compromisso com sustentabilidade

por: Zita Ferreira Braga
Brasil reafirma compromisso com sustentabilidade
Brasil

Marca Brasil” será usada em ações de promoção turística e comercial do país no exterior

 

Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), volta a utilizar a marca já utilizada pelo país como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.


Esta mudança é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, que se foca na sustentabilidade ambiental. A retoma da marca foi concretizada numa cerimónia realizada dia 14 de fevereiro, em Brasília.

As curvas e cores que envolvem a Marca Brasil valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta", esclarece o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo. "O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima as suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. Queremos que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo nos possa visitar", acrescenta.


O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil como a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria do nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é rectiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.


A Marca Brasil regressa como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

 

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade