Salvaterra de Magos recebe até 02 de Abril a 27ª edição do Mês da Enguia

por: Vanessa Miranda
Salvaterra de Magos recebe até 02 de Abril a 27ª edição do Mês da Enguia
O Turismo.PT

O concelho de Salvaterra de Magos vai receber até ao dia 02 de Abril a 27.ª edição do Mês da Enguia, organizado pela câmara municipal.

 São 17 restaurantes a participar na edição deste ano, que mostrarão os seus dotes culinários na confecção da enguia de variadas formas. Desde as tradicionais enguias fritas, ensopados e caldeirada às inovadoras enguias gralhadas, fricassé, cataplana ou escabeche, ou até sopa de enguias.

Março preenche-se com uma verdadeira identidade e diferenciação concelhia, que junta gastronomia de excelência, operadores turísticos com passeios no rio Tejo, estabelecimentos de alojamento, productores de vinho e licores, o arroz oficial Bom Sucesso, exposições, artesanato, productos tradicionais e iniciativas das associações.

O Mês da Enguia mostra, na sua essência, o poder da economia local e os elementos identitários, associados ao património cultural e natural do concelho, que convida a descoberta à Falcoaria Real e a arte da Falcoaria, classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a aldeia do Escaroupim com os seus centros museológicos e os passeios de barco no rio Tejo, a Barragem de Magos, o Bico da Goiva, a Praia Doce e a arte dos Bordados da Glória do Ribatejo.

Para além das exposições permanentes na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira, pode ser apreciado:

  • “Lenços de Namorados – Primeiro Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;
  • “Profissões d’Antigamente… Os Marítimos”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;
  • “Agrupamento 698 – 40 anos de Escutismo em Marinhais”, no Mercado de Cultura de Marinhais;
  • “Falcoaria, a minha Arte e a Minha Terra” de Ana Teresa Pontífice, na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

O programa da 27.ª edição do Mês da Enguia pode ser consultado no site do evento.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade