Portugal continua a ser um dos destinos preferidos para congressos e convenções, devido ao nosso compromisso com a qualidade e empenho em promover e apoiar-los"
O destaque vai para o Porto que sobre quatro posições a nível mundial para o 23º lugar e oito lugares na tabela europeia para o 18º lugar. Lisboa continua no top 3, só atrás de Paris a nível europeu e em terceiro lugar em termos mundiais, logo a seguir a Singapura.
O ranking é da Associação de Congressos e Convenções Internacionais, de acordo com a última edição do ICCA Business Analytics 2023 Country & City Rankings.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, refere que “o sucesso contínuo de Portugal nesta área é testemunho do nosso compromisso com a qualidade e empenho em promover e apoiar a realização de eventos que pretendem contribuir para a sustentabilidade do sector do turismo."
A equipa de investigação da Associação analisou todas as reuniões identificadas pelos seus membros, o que resultou num relatório que inclui mais de dez mil reuniões, que tiveram lugar durante 2023.
O relatório da ICCA centra-se principalmente em reuniões presenciais, uma vez que este é o principal motor da indústria de eventos, o qual se baseia na partilha de conhecimentos, interação humana e impacto económico.
Para os resultados nacionais muito contribuiu o Sistema de Incentivos Portugal Events, em vigor desde Abril de 2023, e que se destina a promover a captação e realização de eventos associativos e corporativos para o nosso país.
Em 2023, no eixo relativo a eventos associativos e corporativos, foram rececionadas 175 candidaturas a esta linha de apoio que, à data, totaliza aproximadamente um milhão de euros de incentivo atribuído. Este mecanismo de apoio financeiro do Turismo de Portugal, cujo sucesso esteve patente na forte procura por parte das empresas, privilegiou o apoio à realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, contribuiu para a qualificação da experiência turística ou para o desenvolvimento da economia, tendo demonstrado serem relevantes para a sustentabilidade do sector do turismo.