O festival celebra a cultura do surf na Praia de Matosinhos e na Praia Internacional, no Porto, com um uma meta: entrar para o Guiness com o maior número de surfistas a surfar uma onda, em simultâneo
A estreia do festival de surf, e terá lugar nas praias do Porto e de Matosinhos, de 27 a 29 de Setembro, com uma agenda de três dias replecta de actividades educativas, de diversão e de celebração da modalidade.
Durante os dias do evento, os participantes poderão assistir a conversas com especialistas nacionais e internacionais, participar em competições de escolas de surf, envolver-se em acções educativas sobre segurança aquática e salvamento, mas também aproveitar os fins de tarde com música e o mercado sustentável que estará a decorrer na marginal.
O momento alto do evento será a tentativa de quebrar o recorde mundial para o maior número de surfistas a surfar a mesma onda ao mesmo tempo. Organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal, o evento promove ainda outras iniciativas, como palestras com alguns dos principais líderes de opinião e especialistas internacionais, uma exposição sobre a evolução da modalidade em Portugal e no mundo e um campeonato de escolas.
O grande desafio do festival será ultrapassar o recorde mundial, com a meta de reunir 500 para superar o recorde actual de 110 surfistas, estabelecido na Cidade do Cabo, na África do Sul, a 04 de Outubro de 2009. Este momento não só realça a capacidade de união e cooperação dentro da comunidade do surf, mas também destaca o Porto e Matosinhos no mapa mundial do surf.
Jornalista