Os 60 anos do Festival da Canção arrancam este sábado, em directo dos estudios da RTP

por: António Manuel Teixeira
Os 60 anos do Festival da Canção arrancam este sábado, em directo dos estudios da RTP
Pedro Pina - RTP

Está tudo pronto! O Festival da Canção tem início já este sábado e celebra o seu 60º aniversário em todas as plataformas da RTP.

A um dia da primeira semifinal do Festival da Canção 2024 acertam-se os últimos detalhes para os três grandes espectáculos das próximas noites de sábado na RTP. Este sábado, às 21:00, em directo na RTP1, RTP Play, RTP Internacional e RTP África são apresentadas as primeiras 10 canções a concurso da autoria de Nena, Perpétua, MELA, Mila Dores, LEFT., Rita Rocha, NOBLE, João Borsch, iolanda e Bispo.

Depois da confirmação da presença de inúmeras figuras icónicas destas seis décadas de Festival, anunciámos o júri das semifinais do Festival da Canção, composto pela cantora Gisela João, o músico Benjamim, a jornalista Lia Pereira, o escritor Miguel Esteves Cardoso, a cantora Lura, o músico Pedro Oliveira e a vencedora do Festival 2023, Mimicat.

A comemoração dos 60 anos de Festival da Canção extravasa o palco e há conteúdos distintos em todas as plataformas da estação televisiva. A RTP Palco tem já disponível uma “colecção comemorativa” em destaque na plataforma. Todos os festivais disponíveis no Arquivo da RTP, ao longo destes 60 anos, podem ser vistos (ou revistos) aqui. É uma viagem que nos leva a revisitar a música, as tendências e até o país.

Nos 60 anos de Festival, a Antena 1 apresenta o podcast Quis Saber Quem Sou, o qual parte de uma questão: Pode o Festival da Canção ajudar-nos a contar a história política, social e cultural do nosso país nos últimos 60 anos? Quis Saber Quem Sou já pode ser escutado em exclusivo na RTP Palco e numa versão sem canções mas com mais elementos de conversa no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. O podcast é uma tertúlia que junta João Carlos Callixto e Sofia Vieira Lopes, com moderação de Nuno Galopim. Em cada semana há um convidado, que pode ser um historiador, um musicólogo, um jornalista. Nos dois primeiros episódios são convidados os historiadores Irene Flunser Pimentel (episódio 1) e Luís Trindade (episódio 2).

Como nos anos anteriores, no final de cada semifinal a Antena 1 apresenta um pós-show conduzido por Noémia Gonçalves e Pedro Miguel Ribeiro, contando este sábado com Pedro Penim e Joana Espadinha como comentadores. Pode ser escutado na rádio e ser acompanhado, em vídeo, na RTP Play, Facebook da Antena 1 e  TikTok do Festival da Canção. Disponível também na RTP Palco.

De destacar ainda um documentário que poderá ver na RTP1 no dia 07 de Março e que tem como mote os 60 anos deste que é um dos programas mais icónicos da televisão em Portugal. Um trabalho da autoria de Miguel Pimenta e Sofia Vieira Lopes, com a voz de Filomena Cautela, que conta a história do Festival da Canção, o qual não tem sido apenas o reflexo das dinâmicas sociais, mas também um motor de mudança, um espaço de contestação e um lugar de união. Ao mesmo tempo percorremos os momentos mais inesquecíveis, mas também aqueles que poucos se lembram, e a história política, social e cultural do país.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade