Os viajantes reservam mais cedo e ficam mais tempo em Portugal

por: Zita Ferreira Braga
Os viajantes reservam mais cedo e ficam mais tempo em Portugal
Getty Images

Em Portugal permaneceu o mercado mais sazonal da Europa, com uma maior concentração de “check-ins” nos hotéis em Agosto do que em qualquer outro país.

Uma nova análise de mais de 115 milhões de reservas de hotéis feita pela SiteMinder, o nome por trás da única plataforma de software que desbloqueia todo o potencial de receita de hotéis, revela que o ano recorde de viagens em Portugal levou os turistas a reservar com sete dias de antecedência a mais que no ano anterior, com a viagem média organizada seis semanas e meia antes do check-in. Os viajantes ficaram mais tempo, tendo também havido uma diminuição dos cancelamentos apesar do aumento dos preços.

O mais recente relatório analisa o maior conjunto de dados de reservas de hotéis do mundo. Relativamente a Portugal, este relatório permitiu concluir que :

  • Um recorde de viagens internacionais garantiu que viajantes do Reino Unido, EUA e França reservassem aproximadamente uma semana mais cedo que no ano anterior, enquanto lutavam para garantir o melhor negócio. O tempo de antecedência de 46 dias entre a reserva e o check-in em Portugal representou um salto de 10 dias em relação à média global e foi cinco dias mais longo do que em Espanha. 

  • Ao lado do México, Portugal foi palco das estadias em hotéis mais longas a nível global, com quase 30% dos viajantes a prolongar a sua estadia por três dias ou mais.

 

  • Quando comparado com o resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal variou menos durante a semana, com uma pequena diferença de €15 entre uma estadia de sexta e de domingo à noite.

 

  • Após alguns anos de comportamento de reserva atípico, a sazonalidade suavizou-se ligeiramente em 2023. Apesar disso, Portugal permaneceu o mercado mais sazonal da Europa, tendo-se verificado uma maior concentração de “check-ins” nos hotéis durante o mês de agosto do que em qualquer outro país.

 

  • Em relação aos preços de alojamento, o relatório da SiteMinder mostra que houve um aumento dos preços no início de 2023, mas esses ganhos diminuíram no segundo semestre do ano.

 

  • Os cancelamentos para propriedades locais diminuíram ligeiramente em comparação com os níveis de 2019, colocando-as ao nível da média global de 20%.

Trent Innes, director de crescimento da SiteMinder, diz que estas descobertas destacam a necessidade dos hoteleirosserem dinâmicos e adverte contra a expectativa do retorno de tendências de viagem conhecidas.

“Os dados da SiteMinder mostram que, enquanto os viajantes recuperaram a sua confiança e a viagem internacional, juntamente com a sazonalidade tradicional, se consolidaram, os comportamentos e preferências dos viajantes mudaram. O viajante de hoje não é o mesmo de anos atrás,” diz Innes. “Sabemos, através dos nossos dados, que os viajantes estão a reservar com mais antecedência do que antes. Também sabemos, pela nossa própria pesquisa, que, em comparação com o resto da Europa, a tarifa diária média em Portugal variou menos durante a semana, com uma pequena diferença de €15 entre uma estadia de sexta e de domingo à noite. Portanto, existe uma clara oportunidade para os hotéis portugueses aplicarem práticas de gestão de receita mais dinâmicas que lhes permitam definir os preços dos quartos de acordo com as exigências constantes da procura."

 

As 12 principais fontes de reserva para hotéis em Portugal

 

Em Portugal, as 12 principais fontes de reserva de hotéis em 2023, baseadas no total de receita bruta de todos os usuários da plataforma foram:

  1. Booking.com
  2. Websites dos hotéis (reservas diretas)
  3. Expedia Group
  4. Hotelbeds
  5. Jet2holidays
  6. OTS Globe
  7. Global distribution systems
  8. World 2 Meet
  9. Agoda
  10. Abreu Online
  11. Traveltino
  12. Portimar

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade