Estudo da Klama revela: "os portugueses procuram por alojamentos mais baratos"

por: Joana Quintas
Estudo da Klama revela: "os portugueses procuram por alojamentos mais baratos"
O Turismo.PT

Com o início do Verão e as férias a aproximarem-se, a Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, revela que as intenções dos consumidores, assim como preferências e orçamentos. 

Se 95% afirma que irá viajar no Verão, 46.9% ficará no país e 48.9% gastará entre 600€ e 900€. Dos que afirmam não viajar, a maioria (65%) afirma que o "aumento do custo de vida é o principal motivo".

O aumento dos preços e do custo geral de vida é uma realidade que está a marcar o ano de 2024 e, na chegada do verão e do período de férias, continua a ser o protagonista. Quando questionados sobre a influência do actual panorama económico nos planos para as férias, "os portugueses indicaram que procuram por alojamentos mais baratos" (39.4%) e por destinos mais próximos (33.1%), reduzindo o número de dias de viagem (26%).

Ainda assim, a maioria (57%) dos portugueses irá "sair do seu local de residência pelo menos entre 8 e 14 dias, com o principal objectivo de relaxar" (78.6%), descobrir novos locais e culturas (67%) ou passar tempo com a família e amigos (61%). A escolha do destino poderá ser o mais difícil, sendo que o orçamento (62.4%), o clima (55.7%) e a segurança (52.3%) são os principais factores de escolha do local.

 

Planeamento está no centro da organização das férias

Começar a planear as férias é sempre um momento que conjuga diferentes variáveis, pelo que 44,2% dos portugueses começa com três meses de antecedência. Do orçamento dedicado, o alojamento (60%), as atracções turísticas (36,8%) e a alimentação (33,3%) levam a maior fatia e, por isso, as inovações tecnológicas, nomeadamente de Inteligência artificial que os portugueses mais gostariam de utilizar, estão relacionadas com ferramentas de comparação de preços (68,3%) e para a construção de itinerários personalizados (52,8%). Entre as plataformas online que ajudam no planeamento e reservas, Booking (80,5%), Trivago (47,1%) e Airbnb (34,3%) estão entre as preferidas.

 

Destination Dupes, Staycations ou Slowcations em tendência crescente em Portugal

Paros na Grécia ou Menton em França permitem desfrutar de "paisagens de sonho quase idênticas às famosas localidades de Santorini ou Cannes, mas a um custo mais acessível". Segundo o estudo da Klarna, um dos principais motivos para os portugueses viajarem é "para descobrirem novos horizontes e culturas" (67%). De acordo com informações obtidas no TikTok, a hashtag #cheapflights acumulou dois milhões de visualizações nos últimos 30 dias no país. A "sede de aventura, aliada à preocupação visível com o aumento dos preços, está a impulsionar o fenómeno" dos Destination Dupes (trocar destinos conhecidos por locais semelhantes mais baratos) para a ribalta.

Mas também as staycations (abrandar o ritmo e ter férias para descansar) são outra tendência popular, para aproveitar as férias sem gastar muito dinheiro, explorando os arredores mais próximos. As paisagens de Portugal "apresentam uma variedade de cenários e actividades para todos os gostos, pelo que não deixa de ser um local ideal para férias", cuja hashtag obteve 467.000 visualizações no TikTok nos últimos 30 dias.

As férias e as viagens também podem ser uma oportunidade para relaxar sozinho, tendo tempo de autoconexão. A Klarna identifica assim duas novas tendências de viagens que estão em crescimento: slowcations e Solo Travel, experiências que envolvem "viagens sozinhos, abrandar o ritmo e mergulhar totalmente num destino, saboreando a cultura local e relaxando em vez de apenas visitar atrações turísticas".

A popularidade de hashtags como #solotravel, com três milhões de visualizações no TikTok no mês passado, reflecte o crescente interesse nesta opção. Além disso, esta forma de viajar oferece a "liberdade de explorar de forma independente e conectar-se com outras pessoas".

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