"Actualmente, qualquer cidade sem turismo está condenada à decadência"

por: Joana Quintas
"Actualmente, qualquer cidade sem turismo está condenada à decadência"
Grupo Hotusa

O Grupo Hotusa apresenta nova edição do "3 minutos com o Grupo Hotusa", onde o presidente reflecte sobre o impacto que o turismo gera no bem-estar e no desenvolvimento e modernização dos destinos turísticos.

Amancio López analisa como, apesar dos altos e baixos, o turismo tem registado um crescimento contínuo. Dos destinos de sol e praia às cidades, o turismo transformou significativamente os territórios, afirmando que, "actualmente, qualquer cidade sem turismo está condenada à decadência".

O Presidente do Grupo Hotusa refere ainda "a pausa forçada durante a pandemia, que gerou receios quanto ao futuro do turismo". No entanto, salienta que o sector "recuperou fortemente, especialmente em Espanha e na Europa Ocidental, graças a factores como a segurança, o estilo de vida, a tradição, a cultura, a gastronomia e o clima". Amancio López acrescenta: "Este crescimento, impulsionado em grande parte pelos turistas europeus e pela procura crescente da América e da Ásia, coloca-nos numa posição privilegiada para decidir que tipo de turismo queremos promover".

Para o efeito, o gestor defende "um modelo de turismo de qualidade, destinado a atrair viajantes com elevado poder de compra através de uma oferta que inclui hotéis de cinco estrelas, estabelecimentos boutique e produtos diferenciados. Esta abordagem não só aumenta a riqueza, como também gera emprego local". Neste contexto, o dirigente não se mostra flexivel e alerta para a ameaça que representam os alojamentos turísticos. "Se não forem devidamente regulamentados, estes alojamentos podem provocar a expulsão da população local devido ao aumento dos preços e à escassez da oferta, agravando a turismofobia nas cidades em causa". 

Para concluir o responsável sublinha que "cabe às autoridades e ao sector do turismo tomar decisões conscientes sobre o futuro do setcor para garantir que o turismo continue a criar riqueza e emprego". Conclui recordando: "é da nossa responsabilidade definir o tipo de turismo que queremos para garantir um crescimento sustentável e benéfico para todos". 

 

 

A iniciativa "3 minutos com o Grupo Hotusa" nasceu em Janeiro de 2022 e, até à data, lançou 26 vídeos de 180 segundos, nos quais Amancio López  passou em revista as principais manchetes da actualidade do sector e mostrou a realidade da organização que dirige.

Assim, num formato directo apresentou a sua perspectiva pessoal sobre questões tão transcendentais para o turismo como a recuperação e as perspectivas futuras, o impacto da guerra na Ucrânia, a importância estratégica da inovação e o valor da formação e do desenvolvimento de talento. Da mesma forma, alguns dos vídeos centraram-se em aspectos internos da empresa, como o seu plano de expansão, a nova proposta de serviços para hotéis ou a origem dos escritórios que a multinacional tem na Galiza.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways