FESTin presta homenagem a José Saramago

por: António Manuel Teixeira
FESTin presta homenagem a José Saramago
Pandora Films

Homenageando José Saramago, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), estreou a 13ª edição com um documentário brasileiro de Sónia Guggisberg.

Quase me apetece dizer que não há uma língua portuguesa, há línguas em português. É uma língua que tinha que passar, inevitavelmente, por transformações, segundo os lugares onde a falam, as culturas e as influências. Mas isso não tira nada a evidência de que se trata do corpo da língua portuguesa. É um corpo espalhado pelo mundo.” José Saramago

A sessão de abertura, apresentada por Alexandra Lencastre e Sandra Pimenta, contou com o Presidente da EGEAC, entidade responsável pelo Cinema São Jorge.
Já na edição anterior, Diogo Moura se fez representar pelo director de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Embora tivéssemos obtido informação de não poder comparecer, mas que estaria representado pelo titular da EGEAC.

A Directora-Geral do FESTin, Léa Teixeira, afirmou: "foi endereçado um convite ao Vereador e outro ao presidente da EGEAC".

Mas Pedro Pereira, na sessão de abertura, disse "em nome do Sr. vereador da Cultura, que teve um compromisso, desejo um bom festival". Salientamos que nas duas edições do evento, já como vereador, teve sempre outro compromisso.

O filme "Através dos seus Olhos", regista um sonho de amor vivido à distância entre uma brasileira moradora da Ceilândia (Brasília), filha de um pastor evangélico, e um iraquiano de origem curda islâmica que vive em um campo de refugiados na Grécia. Ligados via telefone, e por "video câmara" 24 horas por dia, trata-se de uma história de sensibilidades entre a esperança de uma vida melhor e o pesadelo de um futuro com bases desconhecidas.

A realizadora esteve presente na sessão, mas o público preferiu o cocktail a conversar com a mesma.

 

No dia 12 de Dezembro a programação é:

Museu das Comunicações - Sessão Festinha
10:30- Bola de Vez (BR), Soibre Amizade e bicicletas (BR), Amoreiras  (PT), Curta Diferenças, (BR), Yasmin (BR), 63 min

Entrada gratuita sujeita à lotação.

 

Auditório Camões

15:00 | Através dos Seus Olhos (BR), de Sonia Guggisberg, 2021, 96 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN | Com a presença da realizadora

17:00 | No Canto Rosa (PT), de Cláudia Rita Oliveira, 2022, 80 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN | Com a presença da realizadora

Entrada gratuita sujeita à lotação.

 

Casa Comum- Universidade do Porto

18:00 Sou Moderno, Sou Índio (BR), de Carlos Eduardo Magalhães, 2021, 106 min., Documentário, M6 | Antestreia Portugal | Leg. EN

Entrada gratuita sujeita à lotação.

 

Após o inicio do filme não é possível entrar na sala, no entanto recordamos que existem alguns minutos antes da exibição, sobre os apoios e no caso de presenças, algumas conversas com os convidados.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade