Entre as novidades de Outono, o Astória apresenta um menu vegan, no sentido a linha de crescimento desta tendência mundial, mas sem esquecer os pratos mais tradicionais, como o Arroz de Marisco.
Por outro lado há opções confeccionadas com ingredientes da época, como castanhas, cogumelos, sopa de bacalhau ou favas com chouriço, “eleição entre clientes nacionais e internacionais”.
“É oficial. As cores do outono chegaram à cidade Invicta e à mesa do Astória, restaurante do InterContinental Porto – Palácio das Cardosas”.
Nas entradas destacam-se a Sopa de bacalhau, ovo a baixa temperatura com rebentos e coentros; as Favas com chouriço de porco preto, gema de ovo e pato fumado caseiro; e o Tártaro de Salmão, alcaparras, funcho e vinagrete de citrinos.
Nos pratos principais as opções de assinatura situam-se no Bacalhau curado e aromatizado com limão e coentros, puré de grão-de-bico e chalotas caramelizadas ou a Barriga de porco, texturas de batata-doce, crumble de morcela, puré de maçã e molho de vinho tinto e não esquecendo as opções clássicas, como o Linguado de Mar com molho de manteiga, alcaparras e funcho e ainda o tradicional Arroz de Marisco, caldo e medalhão de lavagante, carabineiro e amêijoa do Algarve ou o Ensopado de borrego, batata nova assada e azeite de hortelã.
Do forno a carvão saem opções de carne e peixe, com um sabor e textura agradáveis, como o Bife da Vazia Angus, uma selecção premium, ou o Lombo de Salmão.
“E porque nada melhor do que agradar a todos os gostos, é possível escolher o ponto de cozedura e o molho mais apetecível, como vinho tinto, pimenta verde ou mostarda antiga”.
Para acompanhar, o Astória preparou, para a nova estação, Arroz de grelos e feijão vermelho à moda do norte; “Gratin” de batata com queijo gruyère e parmesão; Gratinado de couve-flor com queijo azul; uma Selecção de vegetais da época salteados; e mais.
Nas sobremesas, destaca-se a tradicional Sericaia alentejana com calda morna de ameixa de Elvas; a Tarte de caramelo e sal marinho com ganache de chocolate amargo; e a Pavlova com suspiro, chantilly de baunilha e frutos do bosque.
Para os que preferem opções vegan, ou seja, que têm um estilo de vida focado no respeito pelos animais e que não ingerem qualquer alimento que contenha ingredientes derivados dos mesmos, o Astória sugere as seguintes opções: Jardim de verduras miniatura de Outono, Húmus e areia de azeitona e crocante de sésamo, como entrada; Cevadoto de abóbora manteiga assada, pinhões tostados e cogumelos da época, mel de alecrim e espinafres frescos, como prato principal; e Torta de laranja e cenoura com calda de anis, sorbet de maçã e nozes pecan caramelizadas, como sobremesa. Este movimento tem reunido cada vez mais adeptos em todo o mundo e veio para ficar: uma tendência que o Astória prevê acompanhar e manter em toda a sua oferta.
Além disto, o restaurante do Palácio das Cardosas disponibiliza um “Menu para Partilhar” (a partir de quatro pessoas), com três entradas, três pratos principais e três sobremesas – uma seleção da carta – e um “Tasting Menu”, para os que se recusam a deixar de lado alguns dos sabores da nova estação, tendo a possibilidade de degustar duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, a um preço especial. O luxuoso Oscietra Caviar mantém-se nas opções, servido com torrada Melba, clara de ovo ralada e gema, alcaparras e chalotas.
Aproximam-se os dias frios do ano, o mote perfeito para provar (e aprovar) os novos sabores da Invicta, à mesa do Astória.