Plano de Ação de Sorrento: O papel activo dos jovens no turismo do futuro

por: Mafalda Ferreira
Plano de Ação de Sorrento: O papel activo dos jovens no turismo do futuro
UNWTO

A primeira Cimeira Mundial da Juventude da OMT - Organização Mundial do Turismo, foi concluída com o lançamento do Plano de Acção de Sorrento. 

A visão inovadora, visa que os jovens participem activamente na recuperação e crescimento do turismo, usando-o como um pilar de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O plano foi adoptado com 52 opiniões a favor no último dia da Cimeira, enquanto decorria uma simulação da Assembleia Geral OMT e foi assinada por 120 participantes de 57 países diferentes e com idades entre os 12 e os 18 anos.

A assembleia simulada contou com intervenções presenciais e por meio de mensagens de vídeo de, entre outros, o Papa Francisco, o ministro italiano do Turismo, Massimo Garavaglia, Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o ministro italiano das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Luigi Di Maio, a Ministra italiana de Políticas para a Juventude, Fabiana Dadone, e a Enviada da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake.

O documento foi redigido com base em insights de webinares anteriores, onde os participantes compartilharam os seus pensamentos sobre algumas das principais questões que o turismo enfrenta actualmente, como inovação, poluição plástica, crescente relevância dos desportos, entre outros.

O plano não só reconhece a opinião dos jovens, como também deverá ser levada em consideração na formulação de políticas, prevendo ainda a participação activa dos jovens em todas as etapas da tomada de decisões em relação ao sector de viagens.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways