Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience com o juri a atribuir o prémio apenas a dois espumantes
De salientar que o júri do 6º Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience decidiu atribuiu, este ano, a distinção mais alta a dois espumantes da Bairrada, um da Região dos Vinhos Verdes e outro do Alentejo.
Deste modo os grandes vencedores foram os espumantes João Portugal Ramos 2015 Alvarinho Grande Reserva, Ravasqueira Grande Reserva 2014 e Montanha 2010 e Montanha Cá da Bairrada 2012 Grande Cuvée, que conseguiram mais de 95 pontos em 100 no concurso. Foram atribuídas ainda 11 Medalhas de Ouro e 12 de Prata.
A cerimónia que este ano teve lugar em Lisboa, no Hotel Holiday Inn Lisbon Continental, um júri composto por docentes universitários, jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos e proprietários de lojas de vinho, avaliou a qualidade de 100 espumantes produzidos na Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal.
A organização foi da responsabilidade de Enóphilo, marca com histórico na organização de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa, Porto e Coimbra, Brut Experience é uma experiência feita de vários momentos, um conceito que integra um Evento de Espumante com um Concurso Internacional de Espumantes.
Os criadores e responsáveis pela sua organização são José Miguel Dentinho, Engº de formação, jornalista de profissão e provador em vários concursos nacionais e internacionais, e Luis Gradíssimo, Engº de formação, enófilo e empreendedor, formador e organizador de eventos vínicos. Segundo a organização, “o Brut Experience pretende distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante”.
Prestígio para espumantes dos Vinhos Verdes, Bairrada e Alent
- Prémio apenas atribuído a espumantes que tenham mais de 95 pontos em 100- Presentes espumantes da Alemanha,Espanha, França, Itália e Portugal