Em 2023, o Imanol Barra Basca trouxe a Lisboa, e chegou agora ao Porto com o universo dos pintxos e tapas, num misto de homenagem e celebração da gastronomia espanhola.
Desde que abriu no Príncipe Real, o restaurante que inspira-se na gastronomia basca, e não esconde influências de outras latitudes espanholas. O sucesso na capital portuguesa levou a que o conceito se estendesse à Invicta, mais precisamente à Rua Mouzinho da Silveira.
O CEO & Founder da Plateform explica, em comunicado: “A descontração e a riqueza da gastronomia basca e espanhola em geral casam na perfeição com a alegria de viver que tanto caracteriza a cidade”. Rui Sanches, num encontro com Aitor Ansorena em Madrid, criador do primeiro Imanol, decidiu voltar a alargar o conceito desta experiência, agora à cidade do Porto.
Esta será uma versão alargada do projecto lisboeta, com barra e sala, onde a experiência pode ser prolongada, pois a carta a isso convida, com novos pratos de grelha a exigir mais tempo e dedicação. Quando o tempo permitir, a esplanada será também uma opção. As sugestões para ‘picar’ continuam a ter primazia na carta, a acompanhar com vermutes, cervejas e o clássico Tinto de Verano. O restaurante destaca, ainda, a "carta de vinhos exclusivamente composta por referências de produtores espanhóis".
O espaço tem nove lugares na barra e 60 na sala, a que acrescem ainda os 30 da esplanada. Os tons vermelho-escuro dos toldos da fachada, os acobreados do latão nos candeeiros e o mosaico em Terrazo no pavimento, criam um ambiente acolhedor e descontraído. Nas paredes em rosa Monserrate, os azulejos da Barro Oficina. A destacar "uma colecção de ilustrações vintage emolduradas, representativas da cultura e regiões espanholas".
O restaurante estará aberto todos os dias, das 12:00 às 23:00.
Jornalista