Procura por caravanas e autocaravanas aumenta cerca de 30% face a 2021

por: Guilherme Santos

Impulsionada pela pandemia a tendência tem vindo a aumentar nos últimos anos. cerca de 70% dos consumidores faria férias numa caravana ou autocaravana

O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados retirados da plataforma e num inquérito aplicado aos seus utilizadores, em meados de Maio, no qual analisa a evolução da procura e oferta de caravanas e autocaravanas em Portugal  Também constata. com base nos dados gerais da plataforma, que a procura por caravanas, auto-caravanas e serviços relacionados aumentou 29% em 2022, até Abril, comparativamente ao período homólogo do ano passado.

Relativamente à oferta deste tipo de veículos e serviços, verifica-se também um aumento de 74%, face a 2021. Actualmente, observa-se que uma grande maioria dos consumidores está disponível para desfrutar das suas férias numa caravana ou auto-caravana (69%), de acordo com o inquérito aplicado a 1194 utilizadores do portal OLX. A possibilidade de alugar uma caravana ou auto-caravana é uma opção favorável para 66% dos inquiridos, sendo que 34% considera que a compra de um veículo desta tipologia traz mais benefícios.

Segundo comunicado de imprensa, o Director Geral do OLX Portugal explica: “A pandemia fez disparar a procura por caravanas e auto-caravanas em Portugal nos últimos anos. Cada vez são mais as pessoas que investem em formas flexíveis de viajar e apostam na opção do turismo ao ar livre”. Afirmando a seguir: “Neste momento, 43% dos consumidores inquiridos prefere estar de férias numa caravana ou autocaravana, em vez de se hospedar num resort com tudo incluído, apanhar banhos de sol na praia ou piscina, entre outras opções de férias tradicionais “, referiu Sebastiaan Lemmens.

Factores como: Economizar nas viagens de férias em família (42%) conforme inquérito realizado, incentivar o turismo improvisado e itinerante (33%) e a facilidade de transportar os animais de estimação (7%) são destacadas também pelos utilizadores como as principais vantagens de viajar numa caravana ou autocaravana. Quanto às regiões eleitas pelos consumidores, 34% responde que optaria pelo sul do país e 25% escolheria aventurar-se pela Europa com estes veículos. No geral, de Janeiro de 2021 a Abril de 2022, a procura por caravanas e auto-caravanas centra-se sobretudo em Lisboa (33%), Setúbal (16%) e Braga (9%). No caso da oferta de veículos desta tipologia, esta está em linha com a procura, concentrando-se particularmente em Lisboa (33%), Setúbal (15%) e Braga (9%). Já considerou experimentar umas férias móveis?

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade