O Queer Focus deste ano é transversal aos dois festivais

por: Joana Quintas
O Queer Focus deste ano é transversal aos dois festivais
Queer

"Resistência Queer": cinema de urgência nas edições de 2024 em Lisboa de 20 a 28 de Setembro e no Porto de 09 a 12 de Outubro.

É um programa alargado sobre a “Resistência Queer”: um alerta e uma homenagem sobre fronteiras, zonas de conflito, territórios divididos ou ocupados, ou estados governados pela extrema-direita, do leste europeu e Médio Oriente, focando na realidade vivida pelas populações e comunidades LGBTQI+ em países como o Kosovo, Palestina, Chipre, Ucrânia ou Hungria.  

Em destaque, “Foggy: Palestine Solidarity, Cinema & The Archive”, uma iniciativa das plataformas Cinema Politica e Queer Cinema for Palestine formada por um conjunto de curtas que propõem reflexões híbridas de montagem, justaposição, reconstituição e diálogo, explorando o tema da solidariedade com a Palestina. 

William E. Jones: a retrospectiva do Queer Lisboa

Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, a nossa retrospetiva deste ano será dedicada ao artista e escritor norteamericano William E. Jones, com uma extensa seleção dos seus trabalhos em cinema mais emblemáticos, e uma Carte Blanche para a qual o realizador selecionou filmes experimentais de cineastas marginais. 

Cruzando arte, política e pornografia, Jones trabalha um olhar democrático e filosófico sobre a imagem em movimento e a fotografia, pondo em diálogo o cinema e o vídeo, a publicidade e o filme estatal, o registo de serviços secretos e a videovigilância. E, através destas imagens, pensa qual é o lugar e o papel daqueles que vivem nas margens.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways