Palmela ultrapassa barreira das 100 mil dormidas alcançada em 2017

por: Zita Ferreira Braga

O Concelho de Palmela continua a crescer ao nível do turismo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, (INE) o número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do Concelho aumentou 5,9% de 2016 para 2017 (de 97.973 para 103.712 dormidas.

Os mesmos dados revelam que também a capacidade de alojamento (em número) nos estabelecimentos hoteleiros do Concelho aumentou, na ordem dos 2,1% (de 1.765 para 1.802).

Integrado na Centralidade Arrábida, Palmela “tem desenvolvido uma estratégia de estímulo à criação de produtos diversificados e de qualidade.”

Destes novos produtos há a destacar a gastronomia, o touring cultural e paisagístico, o desporto de natureza e o golfe, bem como o já consagrado enoturismo, “cuja oferta se tem diferenciado pelo forte investimento dos produtores na valorização da sua actividade vínica, cada vez mais integrada com a gastronomia e a animação turística.”


O bem preenchido calendário de eventos culturais, desportivos e de lazer é outro dos factores indutores do contínuo crescimento turístico do Concelho.

As várias iniciativas diferentes mais apelativas, como a Feira Medieval de Palmela, o Palmela Wine Jazz, o Festival do Moscatel ou o Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, a par de eventos coorganizados e apoiados pelo Município, como por exemplo, o Festival Internacional de Gigantes, o Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Fernando Pó, o Palmela Run, o Pinhal Novo Night Run ou a Clássica Internacional da Arrábida em Ciclismo, são experiências de cariz diferente atraindo deste modo gostos diferentes mas que colaboram para a projecção deste território e “para o sucessivo aumento da procura, permitindo reduzir a sazonalidade”.


Por outro lado o Município tem procurado captar todo o financiamento europeu disponível no âmbito do actual quadro comunitário para o desenvolvimento de projectos no sector turístico.

Os investimentos já concretizados e em desenvolvimento têm como objectivo a valorização de sítios arqueológicos, os projectos “PRARRÁBIDA – Espaços de lazer e bem-estar” Serra do Louro ao Cubo, Janela da Arrábida e Castelos e Fortalezas da Arrábida, o reforço da rede wi fi no Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro, a criação do espaço Palmela Conquista no antigo edifício Pal e a ação Almenara, num total de mais de 1,7 milhões de euros de investimento..”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways