CTP conta ao segundo quanto Portugal perde todos os dias por não ter um novo aeroporto
A Confederação do Turismo de Portugal tem disponível na segunda circular, em Lisboa, um contador electrónico que informa quanto o País perde em cada segundo pela não implementação de um novo aeroporto.
Esta será uma réplica do contador que a CTP tem disponível no seu site desde o dia 14 de Julho do ano passado e que agora estará visível a milhares de condutores que entram e saem de Lisboa todos os dias. O contador está colocado à entrada da segunda-circular, no sentido Norte-Sul, mas com visibilidade também no sentido contrário.
O País está já a perder milhões de euros desde há sete meses (e a contagem continua ...)
Os valores em euros apresentados pelo contador da CTP estão a crescer desde Julho do ano passado ao ritmo de 35,93 euros por segundo, 2.155 euros por minuto, 129.348 euros por hora ou 3,1 milhões de euros por dia. Portugal continua a perder todos os dias milhões de euros.
De salientar que um estudo sobre o impacto económico da não decisão sobre a implementação do Novo Aeroporto de Lisboa, realizado pela consultora Ernst & Young (EY) para a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e apresentado em julho do ano passado, aponta para um elevado impacto económico e social. O cenário mais otimista revela que a não decisão sobre o novo aeroporto, terá no mínimo um custo de quase 7 mil milhões de euros; menos 28 mil empregos e uma perda de receita fiscal de 2 mil milhões de euros.
Tal facto leva o Presidente da CTP a afirmar: ““Aquilo que os empresários do Turismo esperam é que a Comissão Independente que vai estudar as localizações possíveis do novo aeroporto cumpra os prazos que já definiu, que agilize processos e que até ao final do ano esteja finalmente escolhida a localização do novo aeroporto”.