A FOREST – Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no turismo é uma ferramenta lançada pelo Turismo de Portugal que analisa e reporta o desempenho da sustentabilidade do sector.
O Programa Empresas Turismo 360.º é um programa que se foca na construção de um modelo global de intervenção e avaliação do desempenho ambiental, social e de governação das empresas, criado em conjunto com 18 entidades parceiras.
Trata-se de um programa que acompanha as exigências do mercado e as actuais expectativas da sociedade por via de um plano que orienta as empresas para um desempenho mensurável no âmbito da sustentabilidade, garantindo, desta forma, uma adaptação estrutural do turismo a novas realidades e desafios.
Por conseguinte, o alicerce da concretização de um portefólio que engloba o processo de mediação, relato e monitorização das prácticas ambientais, sociais e de governação e que se encontra nos factores ESG - Environmental, Social and Governance, encontra-se na preocupação em criar recursos para as empresas verificarem as falhas e vulnerabilidades nos seus sistemas e desenvolverem métodos de compensação e crescimento.
O portefólio do Programa Empresas Turismo 360.º conta, também, com uma nova ferramenta digital.
A ferramenta surge em contexto do Programa Empresas Turismo 360.º, com o objectivo de promover as directrizes da sustentabilidade na cadeia de valor do sector do turismo e impulsionar o seu potencial, no quadro da Agenda 2030.
A nova ferramenta está disponível para todos os aderentes ao Programa Empresas Turismo 360.º e possibilita automatizar a recolha, gestão e reporte dos dados relacionados com as métricas ESG (Environmental, Social and Governance) e conseguir um relatório de sustentabilidade adequado ao sector e organizado de acordo com os ‘standards’ globais, alcançar e agregar dados de business intelligence que permitem a comparação das informações.
Ao reforçar o quadro de intervenção do Programa Empresas Turismo 360.º, com a FOREST, o Turismo de Portugal disponibiliza uma ferramenta gratuita feita para contribuir, de forma medível, para a resiliência das empresas atentas aos desafios ambientais, sociais e económicos da actualidade e para a competitividade do sector, com vista atingir as metas da Estratégia do Turismo 2027 e a execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.