Negócios crescem 33% em 2022 e consumo estrangeiro atinge os 101%

por: Vanessa Miranda
Negócios crescem 33% em 2022 e consumo estrangeiro atinge os 101%
OTurismo.PT

Em 2022, a facturação dos negócios cresceu 33%, sendo que o consumo estrangeiro e nacional aumentou em 101% e 23%, respectivamente.

Segundo o REDUNIQ Insights, a facturação dos negócios em Portugal esteve em alta. Face ao ano de 2021, em 2022 aumentaram 33%. Também o consumo nacional cresceu em 23%.

Porém, com o retorno dos turistas estrangeiros ao país proporcionaram um bom desenvolvimento dos negócios. A facturação do consumo estrangeiro atingiu os 101%, em comparação com 2021.

O destaque recai no consumo dos franceses, que representaram uma maior fatia do consumo estrangeiro em Portugal (14%), em seguida o Reino Unido com 13%, os Estados Unidos com 10%, Irlanda a representar 9% e Espanha 7%.

Constou-se que o primeiro semestre teve um bom crescimento da facturação da rede financeira, em comparação com 2021. Estes resultados positivos traduzem-se no impacto que a pandemia teve na vida das pessoas.

No que diz respeito ao segundo semestre, nota-se que apesar da inflação e das subidas de taxas de juro, o consumo não abrandou.

 

Épocas especiais de consumo

O Verão de 2022 marcou a recuperação da actividade turística com um aumento de 30% de facturação total, comparativamente a 2021. No Natal, constou-se um aumento de 25% de facturação, sendo o gasto médio de 231 € (em 2021 foi de 207 €).

Além disso, o contactless terminou o ano de 2022 com valores históricos, cerca de 75% das transações em Portugal foram feitas a partir desta tecnologia. Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, frisou “A mudança do perfil de consumo dos portugueses, muito impulsionada pelas restrições impostas durante a pandemia, está particularmente alinhada com esta retoma à normalidade, marcada, mesmo perante um período assinalado por relevantes complexidades macroeconómicas, por aumentos da faturação dos negócios, ou pelo menos das formas de pagamento, caindo muito o dinheiro físico e substituído pelo digital/cartões. Um cenário que, em 2023, poderá ser ligeiramente diferente, se tivermos em conta, não só o impacto da inflação e da subida das taxas de juro, como a própria desaceleração dos ritmos de crescimento da economia identificados no segundo semestre de 2022 face a 2021”.

 

Regiões

A região de Lisboa, Beja, Guarda e Vila Real apresentaram valores superiores ao ano de 2021, com um grande crescimento de 26%, 24%, 24% e 23%, respectivamente.

No que concerne ao consumo de estrangeiros nas regiões, sobressai-se Lisboa, Açores, Porto e Madeira com um aumento de facturação de 134%, 117%, 116% e 99%, respectivamente. Num panorama geral, o turismo foi um factor crucial para o crescimento das regiões mais turísticas, nomeadamente Faro (44%), Madeira (42%), Lisboa (41%), Açores (34%), e Porto (31%).  

 

Categorias de maior crescimento

As categorias que mostraram um bom crescimento no decorrer de 2022 foram a Hotelaria e Actividades Turísticas (102%), a Restauração (71%) e as Perfumarias (45%). Sectores como Hiper &Supers, Saúde e Eletrodomésticos & Tecnologia foram os que apresentaram um menor crescimento em 2022, com 18%, 11% e 4% respectivamente.

 

Compra média

Ao analisar a compra média de cada categoria, realça-se a Hotelaria e Actividades Turísticas com um maior número (144 €), Acessórios de Automóveis e Oficinas (119 €) e Eletrodomésticos & Tecnologias (118 €).

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