Reforço de cinco milhões de euros para a promoção externa regional

por: Zita Ferreira Braga
Reforço de cinco milhões de euros para a promoção externa regional
O Turismo.PT

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, anunciou um reforço adicional de cinco milhões de euros para a realização de Planos Extraordinários de Promoção Externa.

Será implementadar pelas sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), tem como objectivo o reforço da operação das empresas portuguesas nos mercados externos, a dotação agora anunciada inscreve-se numa estratégia de crescimento sustentável do turismo nacional a nível global.

Esta reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) não só foi o primeiro evento oficial em que participou o novo Conselho Directivo do Turismo de Portugal, como foi, pela primeira vez, realizada fora de Lisboa, sinalizando, assim, a importância da proximidade com os destinos regionais.

No encontro estiveram em destaque os resultados turísticos dos primeiros quatro meses de 2023. Em comparação com o período homólogo de 2019, os números comprovam o contributo do Turismo para a recuperação da economia nacional, traduzido, entre outros registos, no aumento do número de dormidas (14,2%), no incremento do indicador hóspedes (15,1%) e das receitas geradas (43%). No que reporta ao contributo dos mercados para este desempenho, os principais países emissores foram, por esta ordem, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos.

A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será também uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano, com particular ênfase nos mercados maduros - Reino Unido, Espanha, Alemanha e França -, onde se pretende reforçar a conversão em vendas. Nos mercados de crescimento e de diversificação serão reforçadas as ações de notoriedade de Portugal e dos seus destinos regionais, a par de uma atuação mais seletiva e de oportunidades.

Na sua intervenção, Nuno Fazenda: "sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante que as regiões possam trabalhar e divulgar os seus activos turísticos territoriais específicos. Será com estratégia concertada e estreita colaboração que todos conseguiremos reforçar o crescimento do turismo nacional":


O CEPT continuaa manter, no topo das prioridades estratégicas o crescimento da actividade turística, através de iniciativas que potenciem a internacionalização das empresas e das marcas portuguesas. O objectivo é reforçar o papel do turismo como factor de coesão territorial e social do País, através do reforço da promoção dos destinos turísticos regionais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways