Governo atribui bolsa a estudantes de turismo em homenagem a Luis Patrão

por: António Manuel Teixeira
Governo atribui bolsa a estudantes de turismo em homenagem a Luis Patrão
Turismo de Portugal

Decorreu, hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, uma cerimónia de homenagem póstuma a Luis Patrão, o primeiro Presidente do Turismo de Portugal.

A sessão contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Nesta cerimónia, prestaram ainda o seu testemunho de homenagem, José Luís Arnaut, Presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Chitra Stern, empresária e CEO do Grupo Martinhal, e Carlos Neves, Administrador do Grupo Azinor – Sana Hotéis. 

Estiveram presentes nomeadamente dirigentes das várias associações empresariais do turismo, empresários do sector de todo o país, académicos, anteriores presidentes do Turismo de Portugal, assim como trabalhadores do instituto,  família e amigos, incluindo da sua região e do concelho da Covilhã, de onde era natural.  

Nesta ocasião, como parte da homenagem, foi lançada uma Bolsa de Excelência para a Formação e Investigação, com o nome «Bolsa Luís Patrão», para apoiar jovens estudantes e líderes para o Turismo, visando promover a criação de uma rede de jovens profissionais e de líderes no turismo, com percursos formativos de excelência e de elevado potencial e talento.

A Bolsa Luís Patrão terá uma dotação anual de 500 mil euros, distribuída por 10 bolsas: 

  • cinco bolsas no valor de 40 mil euros cada, num total de 200 mil euros, destinadas a formação profissional especializada em escolas no estrangeiro;  
  • cinco bolsas no valor de 60mil euros cada, num total de 300 mil euros, alocadas ao apoio em cursos de pós-graduação, mestrado, MBA e formação avançada, em escolas de referência internacional. 

Para António Costa Silva, "o Luís Patrão, que tive o gosto de conhecer, foi um pensador, um estratega e um líder de excelência. Por esse motivo, o lançamento de uma bolsa com o seu nome, que premeia o mérito e a excelência e aposta no futuro do setor do turismo, é uma homenagem que, mais do que merecida, não podíamos deixar de fazer"

Nuno Fazenda disse: "hoje prestamos homenagem a um líder que transformou e marcou a história do turismo, o Luís Patrão. Foi o primeiro Presidente do Turismo de Portugal e o impulsionador de várias reformas no turismo português". O governante referiu que o homenageado "mudou a vida de organizações e territórios, por isso, o lançamento de uma bolsa para mudar a vida de pessoas para liderarem o turismo do futuro é a melhor homenagem que lhe poderia ser prestada. O lançamento desta bolsa, nesta escola de hotelaria de Lisboa que ajudou a fundar, é uma homenagem do setor do turismo a uma das grandes referências do setor, pelo seu legado, pelo seu mérito"

 

O Regulamento encontra-se disponível no site do Turismo de Portugal

membros do Júri da Bolsa, nomeadamente, o Presidente do Turismo de Portugal, por inerência, Carlos Abade, a Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, o Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Paulo Jorge Ferreira, a empresária e CEO do Grupo Martinhal, Chitra Stern, o Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e ex-administrador do Turismo de Portugal, Jorge Umbelino, e a economista e professora catedrática do ISEG Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, Clara Raposo.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade