Turismo de Portugal colabora com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

por: António Manuel Teixeira

O Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) criam protocolo para acelerar medidas e acções que promovam a igualdade e a não discriminação do sexo, orientação sexual e identidade de género. 

Esta parceria vem na sequência do muito trabalho já desenvolvido nesta matéria e reflete o compromisso e a dedicação do Turismo de Portugal em identificar oportunidades para desenvolver mais ações de capacitação no âmbito da igualdade e não discriminação. Este protocolo tem um aspeto inovador, que é o facto de abranger a administração pública, as empresas turísticas e os alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, numa iniciativa concertada para reforçar medidas paritárias. 

Pretende-se capacitar dirigentes para a implementação de ações de liderança inclusiva e desenvolver a formação executiva para os profissionais do setor, com foco nas ações mais pertinentes para as empresas, quer ao nível da gestão de colaboradores, quer do acolhimento de clientes.

O Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, sublinha que “esta parceria com a CIG, com a qual nos congratulamos, visa contribuir para atingir as metas do pilar social da Estratégia Turismo 2027, sendo também uma das acções enquadradas no Plano Turismo + Sustentável 20-23, acreditando que o reforço da adopção de medidas que promovam a igualdade e a não discriminação traduz um importante passo rumo a um turismo e uma sociedade cada vez melhor”.

A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, salienta que “o sector do turismo tem actualmente uma importância inegável para a economia nacional. Apostar na formação dos profissionais do turismo numa lógica de liderança para a igualdade, combate à discriminação de género, diversidade e inclusão, é uma estratégia de fundo que encara o sector com os olhos postos na sua sustentabilidade, potencialidade criativa e inovação. E é isso mesmo que o Protocolo que o Turismo de Portugal e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género vai permitir que aconteça”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade