A AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) apresenta uma nova imagem sob a máxima “Uma marca cheia de passado que se apresenta cheia de futuro”.
Este rebranding, inspirado nos 128 anos de avtividade da AHRESP junto de sectores determinantes para a economia nacional, como são os do alojamento turístico e da restauração e bebidas, nasce de uma inspiração que não nega o passado, mas antes o elogia ao tê-lo como inspiração para os desafios do futuro. “AHRESP – Respostas para o Futuro desde 1896”, será a mensagem inspiradora desta nova marca.
Para Carlos Moura, presidente da Associação, a nova marca representa uma continuidade daquilo a que a se propõe há 128 anos “representar, apoiar, comunicar”.
Na vertente do “apoiar”, Carlos Moura destaca “a importância que as 15 delegações (Açores, Évora, Albufeira, Portimão, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Lisboa Norte, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu), a que se vão juntar mais duas (Braga e Funchal), têm para os empresários locais que procuram acompanhamento nas mais diversas áreas que se cruzam com os seus negócios".
Desta simbiose de representatividade e apoio com proximidade surge a estratégica arte de comunicar. “Temos que comunicar assertivamente e deforma cada vez mais eficaz, para todos aqueles que a AHRESP representa, dos grupos económicos aos pequenos negócios familiares que são cada vez mais determinantes para o desenvolvimento da economia nacional”.
A nova imagem reflecte esta diversidade que a entidade representa, incluindo agora na sua marca o alojamento turístico, que todos reconhecem como carregada de história e simbolismo, e que foi o rosto da instituição ao longo de várias décadas.
É esta a demanda que Carlos Moura propõe atingir com esta criação.
“Uma mudança que acompanha as dinâmicas de mercado da última década, que vai ao encontro do crescimento da AHRESP e da actividade turística, com Portugal a assumir-se como um dos melhores destinos turísticos do mundo, atraindo visitantes e investidores”.
"As marcas representam um país mais competitivo"
No momento em que apresenta a sua nova imagem, o secretário de Estado do Turismo, destaca que “é preciso cuidar das marcas, alimentar as marcas para construir o futuro, um caminho novo”. Para Pedro Machado, a actual não apaga o passado. “As marcas não apagam a sua herança, as marcas têm a oportunidade única de representar um país, hoje, mais competitivo, mais moderno”, afirma.
Em homenagem à herança que a marca AHRESP representa, Pedro Machado recorda que “durante 128 anos, milhares e milhares de homens e mulheres, durante muitas e muitas horas, trabalharam ininterruptamente, deram o seu contributo para que, ainda hoje, a nossa gastronomia, o nosso vinho, o nosso alojamento, as nossas empresas, os nossos empresários, sejam cada vez mais relevantes no posicionamento da marca Portugal”.
Jornalista