As medidas implementadas permitirão proteger quase 500.000 crias desta espécie.
O sector turístico é o principal motor de desenvolvimento de diversos destinos do Globo, o que se reflecte numa pressão acrescida sobre os habitats naturais das tartarugas marinhas. Foi no sentido de proteger esta espécie que a TUI Care Foundation criou o programa Turtle Aid. Esta iniciativa trabalha em estreita colaboração com ONGs locais e empresas de turismo de vários países, a saber: Cabo Verde, Quénia, Turquia e Grécia.
Com efeito, a maior população de nidificação de tartaruga-comum do mundo está no arquipélago de Cabo Verde, onde o rápido desenvolvimento costeiro, a perda de habitat e a poluição são factores de risco para a espécie. Aí, o programa da TUI Care Foundation, a par do “Projecto Biodiversidade”, tem como foco a protecção das tartarugas marinhas mediante a monitorização das praias de nidificação.
Nas cidades costeiras de Watamu e Diani, no Quénia, o projecto Turtle Aid, em parceria com a Local Ocean Conservation, promove a sua protecção através do tratamento e reabilitação dos espécimes feridos, que são posteriormente libertados de novo para o oceano. A sensibilização para a temática é conseguida mediante um centro de visitantes.
Na Turquia, na costa de Antalya e na região de Muğla, a fundação estabeleceu parcerias com duas Organizações locais, a DEKAMER e EKAD para proteger esta espécie. As actividades incluem a instalação de caixas de protecção sobre os ninhos e a realização de patrulhas nocturnas para garantir a segurança dos ovos e ajudar as crias a chegar ao mar. Ambos os parceiros estão comprometidos em envolver as comunidades locais, mediante a dinamização de workshops, seminários e visitas de estudo.
Na Grécia, o projecto tem lugar na costa norte de Creta, nas cidades de Rethymno e Chania. Em parceria com a ONG local ARCHELON, são protegidos os locais de nidificação e promovida a consciencialização entre turistas e habitantes, através de quiosques de informação, eventos de escavação de ninhos abertos ao público, stands de informação em locais turísticos e passeios guiados na praia.
O TUI Turtle Aid desenvolveu, ainda, um esquema de certificação ao qual aderirão 30 hotéis nestes quatro destinos. O objectivo é que estes minimizem o impacto das suas actividades, através do cumprimento de 40 critérios que contribuem para a promoção de uma indústria turística mais sustentável.