Gerês, um paraíso em Portugal

por: Zita Ferreira Braga
Gerês, um paraíso em Portugal

Inspire-se na vegetação do luxuriante espectáculo montanhoso numa das mais impressionantes reservas naturais europeias.

De águias a javalis, de veados a lobos, póneis, gatos selvagens, o Gerês é um autêntico paraíso dos amantes da Natureza.

A Serra da Peneda-Gerês é um desfilar de rios e de nascentes, de cerros alcantilados, de névoas e de silêncios, de morros e gargantas.
É o verde e o amarelo, o azul, os vários tons de castanho e o pontilhado do branco das flores que conferem ao Parque características próprias e uma personalidade única sem que o Homem em milénios lhe transformasse esta maneira de ser discreta, distinta e rude, mas com um traçado harmonioso em que tudo respira poesia:
"Oiço-vos por instinto, sussurrantes pinhais ! Não entendo as palavras, mas pressinto que são poemas que me recitais !"
Diria Miguel Torga (Diário VI), ao contemplar esta paisagem aconchegada, de tufos de verdura entre escarpas de granito, repetindo ao descrever a beleza da serra - "mais uma vez me inundou a emoção de ter nascido nesta pequena pátria pedregosa que é Portugal": afundada e que detinha uma das mais ancestrais vidas comunitárias.
Por exemplo o Concelho de Terras de Bouro é o que mais apaixona os estudiosos e turistas, sobretudo, a sua economia baseada na agro-pastorícia em que muitas vezes espaços e organizações se fazem mais a partir de lugares que da paróquia ou Juntas de Freguesia.
A estas estruturas, regulada a maior parte das vezes em tribunais presidindo um velho assistido por seis homens a quem chamavam "homens do acordo": o juiz da igreja (ou juiz do subsino); o do Monteiro (que julga as montarias); o das vacas (sobre a "vezeira"); o das cabras; o do lagar de azeite; o do lugar !

Espaços magníficos que convidam á união com a natureza, aproveitando o sol, as árvores e todos os que por ali chilreiam contentes com o espaço em que habitam.
Quem passa na estrada, no sentido Amares – Gerês, próximo da barragem da Caniçada, mal suspeita da existência destas centenárias casas rurais, cuidadosamente recuperadas, utilizando os materiais originais – granito e madeira.
Estas infra-estruturas, envolvidas na vegetação da propriedade, reservam ao visitante uma singular privacidade e uma paisagem de sonho sobre a albufeira da Caniçada.

E... quando encontrar um verde vivo na vegetação, um azul cristalino no céu e na água, um amarelo radiante no Sol, num vale onde a albufeira da Caniçada se estende como um manto azul convidando-o ao romantismo de um passeio de barco, procure sítio para pousar porque vai concerteza valer a pena.

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways