Amanhã pode dormir mais uma hora, entramos na hora de Inverno

por: Zita Ferreira Braga

O Governo português já visou a  União Europeia (UE) que pretende manter a mudança da hora e “manifestou discordância” com a proposta da Comissão Europeia, noticia o Público por confirmação do Ministério do Planeamento

 

Em plena discussão sobre se a mudança da hora deve ser abolida, os ponteiros continuarão por enquanto no mesmo ritmo de sempre: os relógios atrasam uma hora na madrugada deste domingo (às 02:00 passa a ser 01:00); nos Açores, a mudança é feita à 01:00 de domingo e o relógio passa a marcar meia-noite.


A proposta da Comissão Europeia de abolir a mudança horária foi anunciada em Agosto, com um pedido aos governos de cada país que se pronunciassem até Abril. Se a decisão da Comissão Europeia for avante, a proposta terá de ser ainda aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.


A decisão portuguesa foi tomada por ser esse o “entendimento da ciência”, dizia o primeiro-ministro, António Costa, em Outubro. Por base tem um relatório de 44 páginas feito pelo director do Observatório Astronómico (OAL, a entidade competente nesta matéria), Rui Agostinho.

A melhor argumentação para não acabar com a mudança da hora é que já passámos por isto e as pessoas não gostaram”, refere ao jornal  Público Rui Agostinho, lembrando o período entre 1992 e 1996, quando Portugal tinha o mesmo horário de Bruxelas e ainda adiantava uma hora no Verão. “Se acabarmos com a mudança da hora, daqui a quatro anos vamos ter queixas. Temos a experiência de ter acontecido, não é apenas raciocínio científico.”


Ficar sempre no horário de Verão (UTC+1) implicaria um amanhecer tardio, chegando a ser por volta das 09:00 em alguns meses, e segundo o cientista “as pessoas precisam de luz solar para despertar, para o corpo reagir”, o que seria sobretudo prejudicial para as crianças e para os jovens. “Se poderíamos viver com isso? Claro que sim, ninguém morre e nós adaptamo-nos. Se é a melhor solução? Não, não é”, conclui. (Público)

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways